top of page

Secretaria da Educação oferta curso preparatório para gestores das unidades de ensino


Candidatos a diretores e coordenadores de escolas e CMEIS devem passar por formação de 30 horas. Eleições acontecerão no dia 3 de dezembro


A Secretaria Municipal da Educação está ofertando um curso de formação para professores que desejam concorrer a uma vaga de diretor ou coordenador de escola ou CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). A formação, que começou no dia 1º deste mês e seguirá até o dia 29, é de caráter obrigatório e foi estabelecida pelo Plano Municipal de Educação.


Cerca de 550 pessoas, entre secretários e professores da educação infantil e ensino fundamental, participam do curso, em plataforma virtual. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal do gestor e na melhoria da qualidade dos processos de organização e gestão da unidade de ensino.


“A proposta da formação é que o gestor entenda a função social da escola, o processo administrativo e pedagógico como um todo, podendo criar métodos e estratégias de intervenção. Além disso, o curso oferece ferramentas para a elaboração de planos de ações que contribuam para o atendimento da comunidade escolar”, explicou a secretária da educação, Maria Justina da Silva.


Os desafios da escola pública; transferências voluntárias de recursos para as unidades; o papel do gestor público na intervenção social; elaboração de documentos oficiais; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); conselhos escolares e APMF são alguns dos temas abordados durante a formação.


Processo eleitoral


Após a realização do curso, será aberto o período de inscrição dos candidatos, de 02 a 06 de agosto, junto ao Protocolo Geral do Município. No dia 30 de agosto será divulgada a lista provisória das inscrições e de 31 de agosto a 1º de setembro será o prazo para recursos das inscrições. No dia 03 de setembro será divulgada a homologação das inscrições e de 10 a 30 de novembro ocorre a campanha eleitoral.


A eleição para diretor e coordenador de escola será no dia 03 de dezembro, uma sexta-feira, das 7h30 às 15 horas, nas próprias unidades de ensino. “A Comissão Especial de Eleição inova nesse pleito atendendo um pedido antigo dos gestores que é a eleição ocorrer durante a semana, em período de aula. Esperamos com isso uma maior participação dos pais e responsáveis, que é sempre o que se objetiva: escolas, Cmeis e comunidade juntas na construção democrática da educação municipal”, disse a presidente da Comissão, Valeria Cristina Rodrigues.


Conforme prevê o Plano Municipal de Educação, pais e servidores podem votar para escolher os diretores e somente servidores escolhem os novos coordenadores pedagógicos das 50 escolas e 41 CMEIS do município.


As funções de Diretor e Coordenador Pedagógico das escolas ou CMEIS só poderão ser exercidas por ocupantes de cargo efetivo e estável, do Quadro Próprio do Magistério Público Municipal, ou ainda, no caso de Diretor de Escola, detentor do cargo efetivo de Secretário de Escola, mediante eleição para o mandato de três anos, na forma de regulamento próprio.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-48312

2 visualizações0 comentário
bottom of page