top of page

Emissão Especial Brasil – Israel celebra a relação de amizade entre as nações


Os Correios lançaram, nessa terça-feira (8), a Emissão Conjunta Brasil/Israel, selo que registra as relações bilaterais entre os países. Cerimônias de lançamento ocorreram em Brasília/DF, Olinda/PE e Recife/PE.

O relacionamento entre Israel e Brasil começou às vésperas da fundação do território israelita. Esse momento histórico foi auxiliado pelo estadista brasileiro Osvaldo Aranha, que presidiu a reunião das Nações Unidas em 29 de novembro de 1947, na qual foi aprovada a criação do Estado Judeu. Embora seja uma das menores nações do planeta - e o Brasil sendo a quinta maior do mundo -, as relações entre os dois países permanecem florescendo e prosperando. Em 2007, foi estabelecido um acordo de Livre Comércio entre Israel e o Mercosul: o Estado Judeu foi o primeiro parceiro extra regional a firmar esse tipo de acordo com o bloco. Trata-se da abertura de mercados que abrange, também, comércio de bens, regras de origem, salvaguardas, cooperação em normas técnicas, sanitárias e fitossanitárias, cooperação tecnológica e técnica e cooperação aduaneira. Em 2008, o comércio bilateral ultrapassou US$ 1,5 bilhão. Desde a criação do Estado de Israel até os dias atuais, os dois países têm mantido relações diplomáticas e intercâmbio nas áreas técnica, científica, cultural e tecnológica.


Selo - Para reunir em uma imagem as duas paisagens, uma israelense e outra brasileira, foram criadas duas aquarelas: a da Praia de Tel Aviv, vista de Yafo, e da Praia do Recife, vista de Olinda - no estilo de urban sketching e com a mesma paleta de cores. Para dividir e, simultaneamente, unir as paisagens, foi utilizada uma palmeira, elemento comum da flora dos dois países, apesar das espécies locais serem diferentes. Foi mantida a mesma linha do horizonte e aplicado digitalmente o céu azul aquarelado, no intuito de conferir unidade e coerência cromática à composição. Foram inseridas micro letras com os respectivos nomes das paisagens. As técnicas utilizadas foram aquarela tradicional e nanquim sobre papel com montagem em computação gráfica. A mesma arte do selo será lançada pelo Israel Post, criação idealizada por Lidia Marina Hurovich Barros Neiva. O processo de impressão é o offset. A emissão brasileira tem tiragem de 400 mil selos, no valor R$ 5,00 a unidade. As peças já estão disponíveis nas principais agências de todo o País e também na loja virtual dos Correios.

2 visualizações0 comentário
bottom of page