top of page

Centro da Juventude promove ato pelo fim da violência contra adolescentes indígenas


Intervenção na Praça da Bíblia irá alertar a comunidade sobre os casos de abuso sexual de mulheres Yanomamis


No próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Centro da Juventude Jardim Naipi irá promover um ato em solidariedade e defesa de direitos das adolescentes Yanomamis. O evento começa a partir das 19h, na Praça da Bíblia, e terá ainda apresentações culturais realizadas por mulheres.


No último mês, o Ministério dos Direitos Humanos recebeu mais de 30 denúncias de abuso sexual contra mulheres indígenas, principalmente adolescentes, que residiam em comunidades próximas a garimpos ilegais, em Roraima.


De acordo com Rosângela Rocha, coordenadora do CEJU, entre as missões do espaço está a formação social e debate sobre problemas sociais com os adolescentes e jovens que participam das oficinas.


“O nosso trabalho no CEJU é contínuo. A programação do dia 08 de março começa muito antes, com o trabalho de formação para os jovens. Neste ano. estamos estudando toda a problemática que envolve as indígenas Yanomami, para conscientizar e debater temas como colonização, expropriação, garimpo e feminicídio”, disse Rosângela.


O ato irá contar com projeções de vídeos e faixas denunciando a situação das jovens Yanomami. A programação é organizada pelos mediadores do CEJU, em conjunto com os jovens frequentadores do espaço e artistas convidadas.


Trabalho de conscientização


Nos últimos anos, o Centro da Juventude Jardim Naipi adotou o 8 de março como uma data para reivindicações. As intervenções já trataram sobre feminicídio e memória de mulheres vítimas da Covid-19, por meio de rodas de conversa, intervenções públicas, performances e apresentações.


“O CEJU é um agente ativo na formação e luta pelo direito das jovens e promove a data como momento de empoderamento, reflexão por meio de debates, manifestos e intervenções artísticas e culturais. A nossa premissa é de que esse é um dia para luta e não comemoração”, frisou a coordenadora.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51623

1 visualização0 comentário
bottom of page