top of page

Tratamento precoce poderia ter evitado número de mortes em decorrência do Covid em Foz, diz médico


Elevado índice de casos, número de hospitalização e gravidade dos casos também seriam menores; Médico alerta sobre a fase 4, período onde as pessoas que sobreviveram ao Covid poderão ser acometidos por sequelas.


Marcio Queiroz Vitor




O médico João Ricardo Yamasita afirmou no dia 21 de julho, em entrevista na Live do Portal Fronteiras - www.portalfronteiras.com - que o uso do tratamento precoce pela a secretaria municipal de Saúde de Foz do Iguaçu poderia ter diminuído o número de mortes e casos relacionados ao Covid 19. "Pelo o que tudo indica poderia ter diminuído o número de mortalidade, de hospitalizações, a gravidade dos casos e também o problema que está



"Toda a doença, quanto antes iniciar o

tratamento é melhor", afirma Dr. João

Ricardo Yamasita


sendo pouco falado, o chamado de fase 4. Eu já vou adiantando aqui, mas eu não vi nenhum publicação ainda, mas refere-se as sequelas". Segundo ele, a doença não se resume apenas aos índices apresentados pelas secretarias municipais de saúde do Brasil - dados de hospitalização ou mortes - porém o que mais pode acarretar problemas são as sequelas nos pacientes que foram infectados pela doença. "As pessoas podem ficar com perda de memória, podem ter infartos, derrames, ansiedade e várias outras consequências e sequelas ".

João Ricardo tem defendido a distribuição de medicamentos para a população para que todos possam ter acesso ao tratamento precoce no momento do diagnóstico da doença ou como prevenção. De acordo com ele, o tratamento pode fortalecer a imunidade e evitar mortes e casos positivos para o covid-19. O médico salienta que o Ministério da Saúde, no dia 15 de junho de 2020 publicou a portaria com o manual Orientação do Ministério da Saúde para o Manuseio Medicamentoso Precoce de Pacientes com Diagnóstico da Covid 19. "Infelizmente cada estado, cada município seguem as suas definições, dos governadores, dos prefeitos... mas eu penso que o Brasil inteiro deveria seguir essa recomendação que está coberta de evidência científicas de motivos da gente estar obedecendo essas orientações".


Tratamento Precoce

O médico apontou que a campanha fica em casa não funcionou. "Infelizmente essa bandeira do fica em casa, foi propagada como a única solução, a melhor solução para a pandemia e foi recomendada por ex-ministro da saúde do Brasil. Foi uma postura inadequada".


A base do tratamento precoce é a utilização de um kit de medicamentos à base de:

  • Hidroxicloroquina/cloroquina;

  • Azitromicina,

  • Ivermectina.

  • Zinco

O Ministro interino da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello já qualifica o kit como o mais próximo de ajudar a salvar vidas. “Avaliamos o que deu certo e o que não deu certo. Nós mudamos várias orientações, alteramos protocolos, e hoje podemos resumir da seguinte forma: o tratamento ideal é o tratamento precoce”, pontuou.


Apoios

O Ministério Público do Paraná, em Foz do Iguaçu, emitiu uma nota à prefeitura de Foz recomendando que o prefeito Chico Brasileiro autorize o tratamento precoce de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) diagnosticados com Covid-19. A recomendação partiu de um pedido do presidente da APAE em Foz, Leonardo Correa Lugon.

Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram na sessão do dia 07 de julho um requerimento (244/2020) de autoria do vereador Luiz Queiroga (PTB), que solicitava ao Prefeito informações sobre os protocolos para tratamento medicamentoso de pacientes com Covid-19 e profilaxia dos contactantes, aplicados no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

A comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão também da Câmara de Vereadores realizou uma reunião virtual no dia 20 de julho e o assunto foi o atendimento do setor da saúde no enfrentamento à Covid-19, sendo foco principal o tratamento precoce da doença. Nesse mesmo dia o Dr. João Ricardo Yamasita, fez uma exposição sobre a questão do tratamento precoce para Covid e apresentou vários estudos. “Estamos pleiteando o direito de os médicos prescreverem o tratamento e o direito dos pacientes que quiserem que possam optar. A população está pedindo, estão desesperados por esse tratamento”, afirmou.


Orientação do Ministério da Saúde para o Manuseio

Medicamentoso Precoce de Pacientes com Diagnóstico da Covid 19.

BAIXE AQUI!!

ORIENTA----ES-D-PARA-MANUSEIO-MEDICAMENT
Download • 829KB

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA

1.167 visualizações0 comentário
bottom of page