top of page

Câmara envia carta aberta à comunidade árabe em respeito e comemoração ao dia 25 de março


Celebra-se hoje (25) o Dia Nacional da Comunidade Árabe


A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu enviou nesta quinta-feira, 25 de março, uma carta às entidades em alusão ao Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado hoje e instituído pelo projeto de lei 4.702/04, do Senado Federal. O documento foi encaminhado por meio do presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD), em conjunto com as parlamentares Anice Gazzaoui (PL) e Yasmin Hachem (MDB) e o vereador Adnan El Sayed (PSD), os três representantes da comunidade árabe na Casa de Leis.


A data foi estabelecida em virtude da Rua 25 de março, em São Paulo, cidade onde se concentra a maior comunidade árabe do Brasil. Até 1920 mais de 58 mil imigrantes da etnia haviam entrado no país, sendo que 40% deles se fixaram em São Paulo.


Foz do Iguaçu conta com a 2ª maior colônia árabe do Brasil, tendo seus representantes chegado aqui em 1950, contribuindo desde então para o desenvolvimento econômico do município, abrindo inúmeros estabelecimentos comerciais e centros culturais. A vereadora Anice Gazzaoui (PL) ponderou a importância histórica da data e falou da relevância do ato do Legislativo. “É um dia histórico para uma comunidade extremamente importante que deu e ainda dá diversas contribuições culturais, comerciais ao Brasil e ao nosso município. Então, essa carta será enviada à Mesquita, ao Lar Druzo e à Sociedade Beneficente Islâmica”.


“Hoje é um dia de memorar a comunidade árabe, que é muito positiva para o Brasil. Com o tino comercial ensinou muito ao nosso país nas mais diversas camadas sociais, culturais e ajudaram a construir cidades como Foz do Iguaçu. Nosso município cresceu muito com os árabes, eles contribuíram em muito”, declarou o vereador Ney Patrício.


O vereador Adnan El Sayed pontuou. “Existe uma pesquisa de que os imigrantes árabes são 10% da nossa população. Nós, brasileiros descentes de árabes, somos uma parte significativa do país. O Brasil é o berço acolhedor de diversas nações e etnias que vieram fugidas de guerras ou em busca de oportunidades”.


A vereadora Yasmin Hachem destacou “como Foz tem a 2ª maior colônia árabe do país, estamos comemorando esta data com os árabes de todo o Brasil. Nos sentimos na honra e dever de mandar os cumprimentos à toda comunidade”.


https://bit.ly/3vZrjyQ

4 visualizações0 comentário
bottom of page