top of page

Crescer Saudável faz avaliação das medidas físicas das crianças nos Cmeis


Objetivo é estabelecer panorama nutricional das crianças com excesso de peso, obesidade ou desnutrição a fim de planejar ações pontuais


A Secretaria Municipal de Saúde está atuando em diversas frentes para promover a alimentação saudável das crianças atendidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Foz do Iguaçu. Entre os trabalhos realizados está a avaliação antropométrica anual dos alunos - com a análise das medidas, peso e demais dimensões físicas das crianças.


O trabalho é feito por meio dos programas Crescer Saudável e Saúde nas Escolas, para conferir os índices de peso, altura e consumo alimentar. Com os dados, é possível estabelecer um panorama nutricional com crianças em excesso de peso, obesidade ou desnutrição.


Segundo a coordenadora dos programas de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Luiza Führ, mais de cinco mil crianças já fizeram a avaliação.


“Retomamos a avaliação presencial que não pôde ser feita durante a pandemia. Os números ajudam o município a elaborar intervenções nutricionais mais detalhadas para evitar doenças e outros prejuízos”, afirmou.


Na próxima semana, o grupo de trabalho irá iniciar uma semana especial com ações de educação alimentar e nutricional, com atividades educativas, lúdicas e palestras também para os funcionários dos centros.


“Este é um trabalho muito importante que é feito pela Secretaria de Saúde, a fim de identificar problemas como obesidade ou subnutrição, para que possam ser desenvolvidas ações pontuais em relação a essas situações”, disse a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini.


Alimentação saudável


O cuidado com a alimentação de crianças das escolas e Cmeis de Foz é uma das prioridades da Prefeitura. Nas unidades de ensino, são feitas duas refeições para o período parcial e quatro para o período integral.


Os cardápios da alimentação escolar atendem ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivos a formação de hábitos saudáveis, o crescimento e o desenvolvimento da criança e a segurança alimentar e nutricional.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=50078

0 visualização0 comentário
bottom of page