top of page

Café da manhã com servidoras marca o Dia Internacional da Mulher na Prefeitura de Foz



Encontro com a primeira dama Rosa Maria Jerônymo propôs a reflexão sobre as conquistas e as lutas das mulheres por igualdade de direitos


A luta histórica das mulheres pela igualdade de direitos foi relembrada nesta sexta-feira (08), durante um café da manhã com as servidoras públicas da Prefeitura de Foz do Iguaçu. O encontro, realizado no auditório da Fundação Cultural, é promovido anualmente pela primeira dama e secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jerônymo e marca o Dia Internacional da Mulher.

Apesar de representar a maior parcela da população iguaçuense (51,5%), as mulheres ainda são minorias nos espaços de poder, recebem salários menores que os homens e precisam, na maioria das vezes, conciliar a vida profissional com a de dona de casa.

“O dia 8 de março é um dia de luta. Precisamos cotidianamente seguir lutando pela igualdade de direitos, pelo fim da violência contra as mulheres, pelos mesmos salários nas mesmas funções e ocupar mais espaços de poder”, comentou a primeira dama Rosa Maria Jerônymo Lima.

Além de relembrar as questões históricas, Rosa propôs as servidoras algumas reflexões sobre as inúmeras responsabilidades da mulher, seja com o trabalho, a maternidade, a casa. “Fazemos todos os dias um trabalho que não é valorizado e remunerado. E se deixássemos de fazer o que precisa ser feito por uma semana? Como seria se em uma semana nós deixássemos de varrer, passar roupa, limpar a casa, cuidar dos filhos?”, questionou.

Rosa também lembrou que as servidoras representam 72% do total de funcionários públicos do Município, e apesar dos avanços históricos na gestão – hoje com 9 mulheres secretárias, além de diversas diretoras e coordenadoras – ainda é preciso avançar.

“Somos apenas 18% na Câmara Federal e 12% no Senado. Mais de 900 cidades brasileiras que não elegeram nenhuma mulher vereadora no ano de 2020. Das 96 maiores cidades brasileiras, apenas nove possuem mulheres prefeitas. Em pleno século XXI nossa participação ainda é muito pequena”, pontuou Rosa.

Todas as servidoras que participaram do encontro receberam um guia de enfrentamento à violência contra a mulher, produzido pela Secretaria de Direitos Humanos. O material apresenta fatos históricos da luta das mulheres e os canais de denúncia. Ao final do encontro, as servidoras participaram de um café da manhã e de um sorteio de prêmios.

O prefeito Chico Brasileiro, secretárias municipais e representantes de todas as secretarias e autarquias participaram do evento.

2 visualizações0 comentário
bottom of page