top of page

Autorização para exumar Stroessner no Brasil para teste de paternidade


O Segundo Tribunal de Justiça de Brasília autorizou a exumação do ex-presidente paraguaio Alfredo Stroessner para um teste de "paternidade post mortem", de acordo com um documento publicado em 17 de julho no portal jurídico JusBrasil.com.br. O processo é de uma herança de US $ 20 milhões, publicou o jornal argentino El Litoral. "Portanto, em vista do acordo do réu, o único herdeiro vivo do falecido, idoso e residente no Paraguai, com o exame dos restos mortais de seu pai, concedo a exumação do cadáver de 'de cujus '(Fórmula latina para: aquele cuja sucessão está envolvida) Alfredo Stroessner para coletar material genético para análise de DNA ”, declara a decisão do tribunal. O jornal El Litoral ecoou a notícia, acrescentando que o candidato se chama Enrique Alfredo Fleitas, paraguaio, filho de um dos ex-amantes do general. A mãe do autor é Michele Fleitas, que deu a Stroessner três filhos, observou a nota, citando Gisela e Veronica, em um relacionamento que teria começado na década de 1970.

Antes de morrer em setembro de 2016, Michele Fleitas disse em uma entrevista na televisão brasileira que seus filhos agiriam para obter reconhecimento como descendentes do ex-presidente paraguaio, cujo regime militar se estendeu de 15 de agosto de 1954 a 3 de fevereiro de 1989.

As instruções do Tribunal descrevem: “Levando em consideração o período de pandemia de coronavírus vivenciado no país, especialmente no distrito federal, uma carta deve ser enviada ao cemitério de Campos da Esperança indicando a localização da sepultura investigada (L.3473, SA , 070/2) acompanhada de uma cópia da foto de identificação 23361368 e da certidão de óbito ID 23361155 e solicita o envio das informações necessárias sobre como as exumações estão sendo realizadas, bem como a necessidade de preencher um formulário específico, se houver marcação prévia, se o próprio cemitério enviar os restos mortais à Polícia Civil do Distrito Federal - DNA forense ou mesmo ao laboratório particular designado. ” O réu, que se refere ao documento do tribunal, é Graciela Concepción Stroessner Mora, 74, considerada o único herdeiro vivo do falecido. Somente os filhos nascidos do casamento de Alfredo Stroessner com Eligia Mora, sua esposa oficial, usavam o sobrenome paterno. O ex-presidente do Paraguai cujo governo é considerado a ditadura mais antiga da América Latina, morreu há 14 anos, em 16 de agosto de 2006, em Brasília e, desde seu exílio em 1989, nunca voltou ao Paraguai.

"Você também é solicitado a relatar todos os valores arrecadados, de maneira discriminatória, aos beneficiários da Justiça Livre e a forma de pagamento. Também é necessário enviar uma carta ao Instituto de Pesquisa em DNA Forense da Polícia Civil do Distrito Federal para solicitar informações sobre como são realizadas as exumações dos cadáveres para a análise do teste de DNA para demonstrar a paternidade post mortem, aos beneficiários da justiça, gratuitamente. Cabe destacar que o único parente vivo legalmente reconhecido é a filha, que tem 74 anos e reside no Paraguai ”, conclui o documento no portal JusBrasil.

4 visualizações0 comentário
bottom of page