top of page
whatsapp-logo-1.png

Três Lagoas tem o maior Cmei do Município, com capacidade para atender mais de 500 crianças


ree

Cerimônia de entrega do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Viviane Jara Benitez aconteceu na noite desta quinta-feira (27); Aulas iniciam na segunda (31)


A região da Gleba Guarani, em Três Lagoas, conta agora com o maior Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Foz do Iguaçu, para atendimento a mais de 500 crianças de seis meses a cinco anos de idade. A entrega da unidade, que leva o nome da professora Viviane Jara Benitez, aconteceu na noite desta quinta-feira (27) e reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, moradores e profissionais da educação.


A unidade de ensino é a 12ª entregue pela gestão do prefeito Chico Brasileiro e possui uma das estruturas mais modernas, atendendo à educação infantil em todas suas especificidades, com salas multifuncionais, estruturas adaptadas e com acessibilidade.


A Prefeitura investiu R$ 5,6 milhões na construção do Cmei, com recursos próprios do município. “A educação é a maior ferramenta de justiça social. Estamos dando a essas crianças oportunidades para que elas cheguem à universidade e escolham o que quiserem ser”, disse o chefe do executivo.


Brasileiro também contou aos moradores que a construção da unidade era um compromisso da gestão, que também esteve comprometida com a construção dos conjuntos habitacionais.


“Logo que assumi a prefeitura, em 2017, havia um déficit habitacional muito grande e fomos atrás de resolver essa questão. Buscamos junto ao Governo Federal a construção do Angatuba 1 e 2 e do Boicy 1 e 2 e nos comprometemos com a infraestrutura da região. Estou feliz porque hoje não estamos entregando apenas um Cmei, mas um compromisso assumido com as mais de 900 famílias que vivem aqui”, disse o prefeito.


A secretária da educação, Maria Justina da Silva, afirmou que investir na primeira infância é garantir um futuro melhor para os cidadãos. “Dar a essas crianças uma educação de qualidade, com uma estrutura confortável e profissionais comprometidos é cuidar do futuro delas”, garantiu.


Luciana Moreira, diretora de Educação Infantil, agradeceu a parceria com a Secretaria de Planejamento no desenvolvimento de projetos que já são modelo para o Brasil. “A educação de Foz do Iguaçu tem feito história. Já são 12 Cmeis entregues que possibilitaram a geração de mais de 4 mil vagas, todos eles com padrão de qualidade, respeitando as especificidades da educação infantil”.


Com mais de 2 mil metros quadrados, a unidade possui 14 salas de aula, sendo 12 com banheiros em anexo e solários, cozinha e amplo refeitório, lactário, palyground e brinquedoteca, almoxarifado, lavanderia, além das salas administrativas, como secretaria, salas dos professores e coordenação e também o estacionamento para funcionários.


Homenagens a Viviane


A cerimônia foi marcada por belas homenagens à Viviane Jara benitez, que teve uma vida de luta em prol da educação pública. A mãe de Viviane, Doraci Jara Benitez, a irmã Márcia e a sobrinha Gabriele acompanharam os depoimentos de amigos e profissionais que conviveram com a professora.


“Viviane sempre foi uma lutadora. Uma mulher que lutou pelos direitos coletivos, sempre leal aos servidores e sempre leal a seus princípios. Hoje, esse Cmei é dedicado a ela, para que seu legado seja lembrado para sempre”, disse o prefeito Chico Brasileiro. “Viviane lutou muito pela educação de qualidade, sempre justa, honesta. Essa homenagem é mais que merecida”, afirmou Maria Justina.


Gabriela Benitez, disse que a tia foi sua melhor amiga. Ela descreveu a Viviane por traz das lutas sindicais, como uma tia acolhedora, uma boa ouvinte, que gostava de uma boa música e fez grandes amigos. Gabriela deixou a mensagem para que as pessoas levem sempre o nome da Viviane como símbolo de luta e resistência.


Viviane atuou nas escolas municipais Érico Veríssimo e Jardim Naipi antes de assumir o cargo de diretora de políticas sindicais do Sinprefi (Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação de Foz do Iguaçu), em 2018. Em setembro de 2022, assumiu a presidência do sindicato, liderando a chapa única que teve 90,81%, de aprovação. Viviane faleceu em fevereiro deste ano, aos 39 anos.


Aulas


O Cmei inicia o atendimento na próxima segunda-feira (31) para turmas de Infantil 4 e 5; na quarta-feira (02) as turmas de Maternal 2; no dia 07 de agosto as turmas de Maternal I e posteriormente o Berçário.


Presenças


A cerimônia contou com a presença de secretárias e secretários municipais; do presidente da Câmara Municipal, João Morales; da vereadora Anice Gazzaoui; dos vereadores Adnan El Sayed, Jairo Cardoso, Kalito Stoeckl, Ney Patrício e Rogério Quadros; e do vice-reitor da Universidade da Integração Latino-Americana, Rodne de Oliveira Lima.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52379

Comentários


Branco PNG.png

© Desde 2019.
Orgulhosamente criado e desenvolvido por Agência LUDKUS.

 

Foz do Iguaçu - Paraná
45 991058445

bottom of page