top of page

Startups atendidas pelo Sebrae/PR são finalistas no InovAtiva de Impacto


NetWord Agro, de Palotina e Central de Materiais, de Campo Largo se destacam por criarem soluções que geram impacto socioambiental


Duas startups do Paraná que recebem atendimento do Sebrae/PR estão entre as finalistas do Programa InovAtiva de Impacto, uma vertente do InovAtiva Brasil. O reconhecimento, visado por startups do País, tem como objetivo enaltecer e acelerar soluções que geram, de alguma forma, impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. O cronograma incluiu cursos de capacitação online, webinars, treinamento de simulação de pitch (discurso para investidores) com feedback de mentores convidados, workshops e mentorias coletivas e individuais.


“Neste ano, das quatro startups do Paraná que foram selecionadas, duas receberam atendimento do Sebrae/PR, o que nos dá a certeza de que estamos realmente conectados com as tendências do mercado de inovação. É um reconhecimento importante para as selecionadas”, indica o coordenador de startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato.


A NetWord Agro, de Palotina, por exemplo, começou a receber os atendimentos do Sebrae/PR logo na fundação da empresa. Já a Central de Materiais, de Campo Largo, procurou os serviços quando precisou mudar os planos e redesenhar a startup de acordo com as necessidades do mercado.


“Quando os empreendedores nos procuram para desenvolver, criar ou acelerar as startups, oferecemos um hub de oportunidades por meio do Programa Startup PR, que pode ajudar em cada um desses processos. As duas startups selecionadas tiveram amplo relacionamento com o Sebrae/PR, realizando cursos, capacitações e participando ativamente de eventos”, complementa Tortato.


Oportunidades que, para Marcos Ferronato, CEO da NetWord Agro, fizeram a diferença para que a startup crescesse. Baseada em tecnologias de georreferenciamento, a empresa monitora solos gerando mapas nutricionais que indicam as necessidades de aplicação, ou não, de fertilizantes em taxas variáveis, indicando também os agentes causadores de danos nas lavouras muito antes deles provocarem prejuízos à produção. Por meio das análises feitas, o agricultor consegue visualizar todo o solo da sua propriedade, visualizando as carências nutricionais de cada espaço e, também, antecipar quais pontos poderão ser atingidos por pragas, doenças e daninhas.


“O Sebrae colaborou com o nosso desenvolvimento. Os eventos que participamos ajudaram na divulgação da solução e conseguimos muito espaço na região oeste e no Brasil. Já fomos finalistas do prêmio Inovativa Brasil 2018 e do AMCHAM Arena 2019, vencemos o prêmio do AIT Swiss 2019 e o SDG Awards 2019 e temos título no SDG Super Heroes 2020. Agora, a indicação para o InovAtiva de Impacto vai possibilitar a divulgação mais incisiva do impacto socioambiental que geramos. É uma importante vitrine para a startup”, destaca o empreendedor.


Marcio Danielewicz, fundador e CEO da Central de Materiais, também obteve resultados significativos. A empresa nasceu em 2012, mas foi em 2016 que passou a ser vista como uma startup e passou por mudanças no modelo de negócio.


“Saí do emprego formal e comecei com a Central de Materiais. Crescemos, mas vi que não havia possibilidade de termos crescimento escalável. Procurei o Sebrae e a partir daí, começou uma grande revolução. Os programas de operação e tração foram essenciais para mudarmos o pensamento e, no mesmo ano, fomos reconhecidos pela AMCHAM 2019 como melhor startup de Curitiba. Graças às conexões e os treinamentos do Sebrae, conseguimos mudar os processos internos e crescemos três vezes em relação ao ano passado", analisa Márcio.


Agora, a Central de Materiais tem uma plataforma de e-commerce que facilita o acesso a estoques de resíduos, máquinas e equipamentos usados em todas as indústrias. Por meio dela, o cliente consegue vender seus bens inservíveis (bens sem serventia para a empresa, mas que, na maioria dos casos, ainda estão em condições de funcionamento e podem ser aproveitados por outras empresas).


Marcio e Marcos, da Central de Materiais e da NetWord Agro, respectivamente, estão preparando a apresentação das soluções para a banca avaliadora do InovAtiva de Impacto, durante o InovAtiva Experience. A cada desafio são selecionadas 40 startups com potencial para geração ou que tenham em sua constituição o impacto social ou ambiental como foco. Elas participam de cursos, recebem mentoria especializada e as 20 que apresentaram melhor desempenho têm a oportunidade de se apresentar para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema.


Para saber mais sobre as soluções que o Sebrae/PR oferece às startups do Estado, basta acessar o site https://startup.sebraepr.com.br/.

3 visualizações0 comentário
bottom of page