top of page

Programas de Pós-Graduação da Unioeste-Campus Foz do Iguaçu se destacam na avaliação da Capes


Universidade teve cinco cursos avaliados, sendo que todos tiveram ampliação ou mantiveram as suas notas


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a avaliação quadrienal, entre 2017 e 2020, dos cursos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu. A Avaliação Quadrienal da Capes escrutina mais de 7.500 cursos do Sistema Nacional de Pós-Graduação e leva em conta critérios quantitativos e qualitativos.


Ao todo, a Unioeste – Foz do Iguaçu teve cinco cursos avaliados, sendo que todos tiveram ampliação ou mantiveram as suas notas em relação ao período anterior, entre 2013 e 2016.


O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF) recebeu conceito “5” na avaliação da Capes, que é equivalente a “Muito bom” pela entidade. A nota alcançada é resultado do trabalho de equipe de todos os envolvidos que se comprometeram com o fortalecimento de indicadores de internacionalização, de inserção regional e nacional, de parcerias nacionais e ampliação de publicações de pesquisa de qualidade.


Para o coordenador do programa, Fabio Lopes Alves, o conceito “5” atribuído ao PPGSCF é muito importante, pois coloca a Unioeste e a cidade de Foz do Iguaçu em lugar de destaque na ciência, produção e tecnologia do país.


“Esperamos para a próxima avaliação da Capes que essa consolidação do programa seja ampliada ainda mais, tendo em vista a perspectiva de internacionalização do PPGSCF. Com o conceito ‘5’ pretendemos ampliar ainda mais o envio de alunos para o exterior e o recebimento de estudantes estrangeiros”, pontua o coordenador.


“Portanto, com esse conceito o programa passa para uma nova etapa que é de projetar investimento e realização de acordos de convênios com instituições estrangeiras de modo que a gente possa articular pesquisadores e universidades de diversos países de forma integrativa com o programa”, conclui Fabio Alves.


Além do PPGSCF, os programas de pós-graduação em Ensino (PPGEn) e em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) obtiveram nota “4”, equivalente a “bom”. Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Reginaldo Aparecido Zara, a manutenção do mesmo conceito obtido na avaliação de 2016 consolida o Programa como um curso de qualidade, visto que para Programas que contam apenas com o Mestrado, o conceito máximo é 5. “Mostra também a resiliência do Programa frente a mudanças, visto que o corpo docente vem passando por mudanças neste quadriênio, com a saída de docentes externos ao campus de Foz do Iguaçu e o credenciamento de novos docentes”, diz o professor.


“A manutenção do conceito indica que os novos docentes têm contribuído para a manutenção e a melhoria da qualidade do Programa. A atribuição de conceito “4” nos habilita a encaminhar uma proposta de implantação de um Curso de Doutorado em Ensino”, finaliza o coordenador.


Eduardo Dechechi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, espera que o programa tenha condições de manter o nível de nota e reconhecimento nas próximas avaliações, ao mesmo tempo, que continue sendo reconhecido pela qualidade e efetividade das ações desenvolvidas pelo programa, impactando positivamente a comunidade.


Ainda, dois Programas de Pós-Graduação da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu mantiveram nota “3”, os programas de Pós-Graduação em Saúde Pública Região de Fronteira e a Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e da Computação, atendendo ao padrão de qualidade do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

2 visualizações0 comentário
bottom of page