top of page

Processo de Licitação do Depen é apresentado no 10° Encontro do Compra Mais Local


Diretor da instituição elogiou a iniciativa do município, que tem como objetivo aproximar empresários locais das compras públicas


Mais uma edição do Programa Compra Mais Local foi realizada nesta quinta-feira (03), desta vez com a apresentação do Depen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná), que demonstrou aos empresários de Foz do Iguaçu o funcionamento do processo de compras da instituição.


"A prefeitura e as demais instituições públicas sediadas em Foz do Iguaçu compram anualmente, entre produtos e serviços, mais de R$ 1 bilhão, e o Compra Mais Local nasceu do interesse de fazer com que grande parte desses recursos permaneça e circule aqui, entre as empresas locais", destaca Salete Horst, secretária municipal da Fazenda.


O Escritório de Compras Públicas identificou que muitos dos produtos e serviços licitados podem ser adquiridos no próprio município. No entanto, apenas 20% do montante atual dos itens licitados são de empresas iguaçuenses. Salete lembra que o programa foi criado para aproximar os empresários locais das compras públicas. "Desde sua criação são realizados encontros mensais entre instituições parceiras e empresários que desejam aprender e começar a fornecer para a prefeitura e as demais instituições públicas".


O diretor geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, disse que o encontro "foi uma ótima oportunidade de apresentarmos o processo licitatório do Depen sua operacionalização, além de conhecer mais sobre o Programa Compra Mais Local".


"A proposta é fantástica, faz com que os empresários participem e vendam para o município. Isso proporciona que os moradores e a prefeitura tenham mais retorno, consigam arrecadar e, consequentemente, façam mais investimentos em áreas como educação, saúde, entre outras", disse.


Machado destaca a importância de criar oportunidades aos detentos. "O nosso foco atual é o desenvolvimento de programas que incluam aqueles detentos aptos a trabalhar. A proposta que está em andamento é de implantação em Foz do Iguaçu de pelo menos uma unidade de progressão, onde esses detentos poderão trabalhar".


"Tenho a convicção que isso só será possível com a parceria de outras instituições e vejo o programa Compra Mais Local como uma iniciativa a ser seguida, para que todos tenham oportunidades e a população também seja beneficiada", completou.


Compra Mais Local


O Compra Mais Local foi criado em novembro de 2021. O programa visa orientar os empresários que desejam participar de licitações de órgãos públicos. Lançado pelo Escritório de Compras de Foz do Iguaçu, o Compras Mais Local conta com a participação da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Sebrae, Codefoz, CGDM Foz do Iguaçu, Observatório Social do Brasil e Acifi.

5 visualizações0 comentário
bottom of page