top of page

Prefeitura recolhe mais de uma tonelada de entulhos em aduela sobre o Rio M’Boicy



A ação é preventiva e importante para evitar situações de alagamentos e a proliferação do mosquito da dengue


Equipes da Defesa Civil com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Segurança Pública realizaram na manhã desta terça-feira (27) uma ação de limpeza com a retirada de entulhos em uma aduela sobre o Rio M’Boicy, na Rua Rui Barbosa.

Foram recolhidos aproximadamente 1,5 toneladas de materiais, como galhos de árvores, garrafas pet, madeira, roupa, espuma, plásticos, calçados e uma infinidade de

outros produtos descartados de forma irregular no leito do rio.

De acordo com o setor operacional da Defesa Civil, a necessidade de limpeza foi verificada após monitoramento de rotina na região, onde foi constatado um grande acúmulo de entulhos. Situações como essa também podem ser denunciadas através do aplicativo eOuve.

“Os moradores conhecem os riscos desses problemas e precisam destinar adequadamente os materiais. Descartar na natureza não é livrar-se do problema, mas alimentar outro ainda maior. Além de incorreto, também é crime e deve ser denunciado”, explicou Vandro Cezar Arenhardt, do setor Operativo da Defesa Civil.

As limpezas de rios e nascentes são ações preventivas para evitar situações de alagamentos, que podem atingir as vias públicas e residências localizadas nas proximidades, além de fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Locais para descarte correto

A Secretaria de Meio Ambiente reforça que todos os materiais recolhidos possuem locais para a destinação correta no município. Semanalmente, a Coleta Seletiva passa pelos bairros para recolher resíduos recicláveis como: papel, vidro, plástico, metal e óleo vegetal. Os materiais devem ser dispostos em frente à residência, já limpos, para evitar mau cheiro ou que sejam atraídos por insetos.

Galhos, entulhos e restos de móveis devem ser levados ao aterro sanitário, sem custo para os pequenos geradores. A Secretaria de Meio Ambiente também fornece caçambas para o descarte desses materiais em todas as regiões da cidade. As solicitações das caçambas devem ser feitas via Protocolo Geral por um líder comunitário.

Pneus, lâmpadas, tintas, solventes, vidros planos, pilhas, embalagens de óleo automotivo, baterias, entre outros, devem ser devolvidos no local de compra ou entregues em pontos de coleta específicos.

1 visualização0 comentário
bottom of page