top of page

Notificações de acidentes de trabalho por profissionais de saúde estão entre temas tratados no Abril


Campanha de conscientização sobre acidentes de trabalho alerta trabalhadores, empregadores e profissionais de saúde


As notificações de acidentes de trabalho feitas por profissionais de saúde podem ser grandes aliadas no processo de conscientização sobre a Segurança no Trabalho. Este é um dos focos da campanha Abril Verde, que vem sendo trabalhada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu durante o mês e é voltada para alertar trabalhadores, empregadores e profissionais de saúde sobre formas de garantir um ambiente de trabalho seguro.


Conforme apontam os dados levantados pelo setor de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde com base na plataforma SmartLab, a divergência de notificações entre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser reduzida.


Enquanto o CAT, responsável pelos trabalhadores formais, possui 963 notificações, o SINAN notificou 382 casos ao longo de 2022. Conforme explica Eliane Moraes, coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), os números do SINAN deveriam ser maiores, uma vez que o sistema traz dados de trabalhadores formais e informais.


“Por meio da análise das notificações podem ser desenvolvidas políticas públicas na área, ou seja, podemos traçar estratégias para eliminar ou minimizar os riscos. Para isso, precisamos ter um diagnóstico dos acidentes e agravos que mais acometem a nossa população e seus motivos. Isso só pode ser feito com a notificação dos casos”, explicou Eliane.


Debate com a comunidade


No dia 28 de abril a Câmara Municipal receberá uma audiência pública sobre o “Panorama da Segurança do Trabalho na Fronteira”, a partir das 9h. A data marca o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O evento também será transmitido on-line pelas redes sociais da Câmara.


Serão apresentados os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e a debatido o tema “O Trabalhador não é invisível - Todo Acidente de Trabalho Deve Ser Notificado".


Em outubro de 2022, foi sancionada a lei municipal nº 5.173, de autoria do vereador Kalito Stoeckl, que inclui o Abril Verde no calendário oficial de eventos do Município.


Temas trabalhados


Além da importância da prevenção, o Abril Verde este ano, com o tema “O trabalhador não é invisível”, tem o intuito de lembrar a importância da notificação dos casos de acidentes de trabalho no atendimento feito por profissionais de saúde, independentemente do trabalhador ser formal ou informal.


Notificação obrigatória


Entre os agravos relacionados ao trabalho que devem ser obrigatoriamente notificados por profissionais de saúde, estão:


1. Acidente de Trabalho – independente de sua gravidade;


2. Acidente de trabalho com exposição a material biológico;


3. Intoxicação Exógena, relacionadas ao trabalho, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;


4. Violência doméstica e/ou outras violências, incluindo trabalho infantil;


5. Câncer relacionado ao trabalho;


6. Dermatoses ocupacionais;


7. Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT);


8. Perda auditiva induzida por ruído (PAIR), relacionada ao trabalho;


9. Pneumoconioses relacionadas ao trabalho;


10. Transtornos mentais relacionados ao trabalho.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51892

2 visualizações0 comentário
bottom of page