top of page

Federer anuncia aposentadoria em torneio com Nadal e Djokovic


Suíço, dono de 20 títulos de Grand Slam, jogará Laver Cup na semana que vem, o último torneio de sua carreira, ao lado de Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray


O suíço Roger Federer, de 41 anos, anunciou, nesta quinta-feira, que não jogará mais torneios válidos pelo ranking da ATP. A última competição da carreira será a Laver Cup, torneio que é uma espécie de duelo entre europeus e o resto do mundo, na semana que vem, em Londres, entre os dias 23 e 25 de setembro.


A competição terá as presenças dos três principais oponentes da carreira de Federer: o espanhol Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic e britânico Andy Murray. Como é uma competição entre tenistas europeus e do resto do mundo, o quarteto estará no mesmo time. Além deles, a equipe terá o grego Stefanos Tsitsipas e o norueguês Casper Ruud.


- De todas as coisas boas que o tênis me deu, sem dúvida a melhor delas foram as pessoas que conheci: amigos, adversários e, mais importante de tudo, todos os fãs que dão vida a esse esporte. Hoje, gostaria de compartilhar uma novidade com todos vocês - abriu o texto.


O time do resto do mundo contará com o canadense Felix Auger-Aliassime, Taylor Fritz, o argentino Diego Schwartzman, o australiano Alex de Minaur e os americanos Frances Tiafoe e Jack Sock.

O suíço já não joga um torneio oficial desde julho do ano passado quando, em Wimbledon, Grand Slam que mais venceu na carreira, chegou até as quartas de final, e acabou eliminado pelo polonês Hubert Hurkacz. Há cerca de um mês e meio, Federer "sumiu" do ranking da ATP, já que a classificação soma pontos dos últimos 12 meses, e ele ficou esse período inteiro em jogar.


- Como muitos sabem, nos últimos três anos eu enfrentei muitas lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar em um nível totalmente competitivo. Mas eu conheço meu corpo e seus limites, e os sinais que ele vem me dando são claros. Estou com 41 anos, joguei mais de 1.500 partidas em 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo e tenho que reconhecer que é a hora de encerrar minha carreira competitiva - disse, em carta de despedida.

A Laver Cup na próxima semana em Londres será meu último evento ATP. Vou jogar tênis novamente no futuro, com certeza, mas não em um Grand Slam ou em eventos no circuito.

Roger Federer tem, na carreira, vinte títulos de Grand Slam: oito em Wimbledon (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2012, 2017), seis no Australian Open (2004, 2006, 2007, 2010, 2017, 2018), cinco no US Open (2004, 2005, 2006, 2007, 2008) e um em Rol'and Garros (2009).

1 visualização0 comentário
bottom of page