top of page

Em Cascavel, projeto divulga gastronomia com ingredientes típicos do Paraná


Na segunda live da série, ossobuco com risoto de pinhão vai ganhar o sabor do queijo parmesão do Sítio São Bento

Neste sábado (19), o Sebrae/PR vai realizar mais uma transmissão do projeto Nossa Casa Viva, que reúne chefs de várias regiões do Paraná e produtos que integram o movimento Origens Paraná - alguns com Indicação Geográfica (IG), ou que possuem o Selo Alimentos do Paraná. Dessa vez, o empresário Vinicius Fabretti, proprietário do Restaurante Pastiera, em Cascavel, vai ensinar a preparar um delicioso ossobuco com risoto de pinhão.


Na proposta do projeto, cada receita leva um ou mais ingredientes tipicamente paranaenses. Dessa vez, o destaque é o queijo produzido pela queijaria do Sítio São Bento, de Chopinzinho, região sudoeste do Paraná. Por lá, o tipo meia cura foi medalhista de prata no concurso mundial de queijos, realizado em Minas Gerais, em outubro do ano passado. Na receita, porém, o ingrediente especial será o queijo parmesão à moda do Sítio, uma novidade criada há cerca de um ano, que já tem conquistado muitos paladares. “Tudo o que fazemos é pensado para criar produtos nobres, com qualidade e procedência. É um diferencial importante e ver que o nosso trabalho está em destaque em um projeto como esse, nos motiva e nos valoriza enquanto produtores do Paraná”, comenta a produtora Cleunice Kurpel de Andrade.


O consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, concorda. Segundo ele, o projeto não só enaltece os produtos do Paraná, como também valoriza os produtores que se dedicam diariamente à produção dos mais diversos ingredientes.


“No projeto, serão feitas várias receitas com produtos diversificados. Tem o queijo do Sítio São Bento, mas também tem o mel do oeste, a erva-mate de São Mateus do Sul, o porco moura, enfim, é uma forma de mostrar para os paranaenses que temos muitas opções de procedência e qualidade”, pontua o consultor.


A transmissão deste sábado (19) é gratuita e será realizada a partir das 11 horas, no canal do Sebrae/PR no Youtube. Para participar, basta se inscrever no site https://www.nossacasaviva.com.br/ e preencher o formulário solicitado. Além das lives, o projeto também contempla a produção de materiais impressos com as receitas e montagem de pontos de venda dos produtos típicos. A receita do Vori Vori e do pudim de leite com pipoca caramelizada com mel do oeste, preparados no último sábado (12), respectivamente pelo chef Fabio Del Antonio e pela proprietária da Bonna Trattoria, Giovanna Salvatti Rafagnin, ambos de Foz do Iguaçu, está disponível no Youtube.


Sobre os produtos

No projeto Nossa Casa Viva, as nove receitas contam com um ou mais elementos tipicamente paranaenses, que fazem parte do movimento Origens Paraná ou do Selo Alimentos do Paraná. O primeiro reúne produtores em ações de vendas e de valorização de produtos regionais, além de trabalhar pela obtenção do registro de Indicação Geográfica, concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, com valor intrínseco e identidade própria. Já o Selo Alimentos do Paraná é uma certificação de gestão e qualidade para alimentos e bebidas, disponibilizado por um grupo de entidades. As empresas passam por auditorias por certificadoras de referência e realiza ações de consultoria, serviços tecnológicos, eventos e ações de expansão de mercado. Ao todo, oito produtos paranaenses já possuem IGs e outros 23 também buscam o registro.

Confira a agenda de lives e as receitas:

● 19/09 - Vinicius Fabretti – Cascavel – Ossobuco com risoto de pinhão

● 26/09 - Rosane Radecki – Palmeira – Pão no bafo com porco Moura

● 03/10 - Silvana Gnata – Morretes - Caldeirada com frutos do mar

● 10/10 - Polyana Cristina De Souza – Londrina- Sukiyaki e tempurá de legumes

● 17/10 - Guilherme Biesek - Itapejara D’Oeste - Costelinha suína assada com melado de Capanema e mostarda picante em crosta de erva-mate de São Mateus do Sul

● 24/10 – Ana Paula Segatto – Maringá – Angu de milho com porco na lata

● 31/10 - Vania Krekniski – Curitiba - Paleta de cordeiro e legumes assados

0 visualização0 comentário
bottom of page