top of page

Duas chapas concorrem aos cargos de presidente e vice


O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), terá eleições no dia 06 de junho, em uma Reunião Ordinária específica para o pleito e será realizada na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos (SMTU), às 16 horas.

Concorrem duas chapas: a “Renovação Tremarin & Jacira”, composta por Paulo Cezar Tremarin, para presidente, que representa o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) e Jacira Silva de Almeida, para vice, do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu e Municípios da Costa Oeste (Singtur). A “Gestão Técnica e Desenvolvimento” tem como candidato a presidente, Newton Paulo de Abreu Angeli, que representa a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e Aline Patrícia Henz, para vice, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).


Seguindo o Regimento Interno do conselho, a eleição será por meio de cédulas e votam os representantes das 39 entidades que compõem o colegiado, sendo que só é permitido um voto por instituição. Atualmente, ocupa a presidência o gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu e representante da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Yuri Benites, que era vice de Paulo Angeli, que deixou o cargo quando assumiu a SMTU no início de 2021. Com a vice-presidência vaga, em 2022, foram realizadas eleições para este cargo, assumindo o empresário Fernando Martin, do Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (Sindetur).


Comtur – 63 anos de história – O Conselho Municipal de Turismo foi instituído em 30 de maio de 1960. Na ocasião, o prefeito da cidade, Emílio Gomez, tinha a função de presidente. Desde aquela época, as atividades não eram remuneradas. Anos após, a presidência viria a ser, automaticamente, do Secretário Municipal de Turismo. Nos anos 90, o presidente passou a ser eleito entre seus membros. Atualmente, o mandato é de 1 ano, podendo ser reconduzido por igual período.


O Regimento Interno data do ano de 2006 e está passando por uma revisão pelo Grupo de Trabalho 01 do Comtur, para posterior análise de todos os membros. O conselho é composto por: Plenária, Presidência, Vice-presidência e Secretaria Executiva, que é ocupada por servidora de carreira da SMTU.


Paulo Cezar Tremarin – Hoteleiro e empresário do ramo da indústria têxtil, Paulo Tremarin é formado em Ciências Econômicas e Pós-Graduado em Administração Pública. Nascido em Foz do Iguaçu, foi diretor superintendente do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), secretário de Indústria e Comércio e secretário de Turismo.


Jacira Silva de Almeida – Guia de Turismo há 10 anos, professora de Italiano e de Kung-Fu, cursa Letras – Licenciatura Português-Inglês e é microempreendedora na área do turismo. Iguaçuense, passou 13 anos fora do Brasil, por ter sido atleta de artes marciais e morou nesse período em Roma, na Itália, especializando-se no idioma daquele país.


Newton Paulo de Abreu Angeli – Empresário, bacharel em Marketing, fez MBA em Administração e Marketing, atualmente é vice-presidente da ABEOC, e o idealizador e organizador do Festival de Turismo das Cataratas. Nascido em Ponta Grossa e morando em Foz desde os 4 anos de idade, Paulo Angeli foi presidente do Comtur por algumas gestões; secretário de Turismo de Foz; presidente do Sindetur; diretor-adjunto da Federação Nacional de Turismo (Fenactur) e vice-presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, entre outras funções.


Aline Patrícia Henz – Bacharel em Turismo pela Unioeste, Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, pela Unioeste, com período de estágio na Universidade do Algarve – Portugal. Atua como docente em cursos de graduação em Turismo desde 2010. Realiza pesquisas nas áreas de hospitalidade; gestão de destinos turísticos; políticas públicas e desenvolvimento regional/local. Nascida em Marechal Cândido Rondon, mora em Foz desde 2014 e estudou na cidade de 2002 a 2006. Atualmente, é coordenadora do Curso de Turismo da Unioeste e do Grupo de Trabalho em Legislação, (GT01), do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu.

(Assessoria)


Fotos: Divulgação / Fotos Paulo Angeli: Jean Pavão / Festival das Cataratas


SERVIÇO:

Eleições do Conselho Municipal de Turismo

Data: 06/06/2023

Horário: 16 horas

Local: Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos (SMTU)

Endereço: Av. das Cataratas, 2330 – Bairro Yolanda

Obs.: A reunião será no piso superior da secretaria. Porém, o acesso ao prédio será somente pelo piso inferior e entrada lateral.

4 visualizações0 comentário
bottom of page