top of page

Dia do Nutricionista é comemorado no Hospital Costa Cavalcanti


Manter o corpo e a mente saudáveis são grandes preocupações atuais, e quando se fala em qualidade de vida, logo lembramos de alimentação. Hoje, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista, profissionais que ganham destaque pela sua importância como agentes de promoção a saúde atuando em diversas frentes, como em academias, hotéis, restaurantes, escolas, lactários, centros de terapia nutricional, banco de leite, hospitais e clínicas. Em hospitais, por exemplo, eles são indispensáveis, pois auxiliam no tratamento e recuperação de pacientes e garantem a segurança alimentar aos clientes em geral.


O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) possui atualmente 11 nutricionistas responsáveis por um setor que fornece, em média, 58 mil refeições por mês. Eridan Berté, formada em 2002 pela Universidade Tuiuti, em Curitiba, é a gerente da Divisão de Nutrição e Dietética e está à frente da equipe que tem o importante papel na alimentação dos pacientes e dos colaboradores da instituição. As nutricionistas, atuam na gestão e assistência da área e fazem a diferença em tratamentos clínicos, além de influenciar nos hábitos alimentares dos funcionários.


Avaliação completa - Segundo Eridan, a nutrição evoluiu muito dentro do próprio hospital e a visão de que o profissional só cuida da comida servida aos pacientes está ultrapassada. O trabalho consiste na observação do paciente como um todo, avaliando seus desequilíbrios físicos, mentais e emocionais.


Ela explica que é fundamental tratar pacientes hospitalizados com medidas de apoio nutricional especializadas. "Ao individualizar o tratamento, a nutrição pode diminuir o risco de complicações, contribuir para a melhora do quadro clínico dos pacientes, diminuindo o tempo de internação, ou seja, o trabalho pode acelerar a alta hospitalar", observa.


Para quem torce o nariz ao ouvir falar de comida de hospital, na cozinha do Costa Cavalcanti são preparadas todas as refeições dos pacientes e também doces, salgados, lanches e cafés servidos nas reuniões, palestras e cursos internos. Os cardápios procuram atender os hábitos do paciente apontados pela nutricionista clínica. Eridan diz que o desafio é equilibrar quantidade e qualidade, mas é possível fazer gastronomia hospitalar com alimentos gostosos e saudáveis. "Estamos caminhando para isso", finaliza.


Para comemorar o Dia do Nutricionista, as equipes passarão entre os dias 1º e 2 de setembro nos setores aplicando um quiz e treinando as unidades de internação para administração e manejo da Terapia Nutricional. "A nutrição trabalha em conjunto com os demais profissionais envolvidos no cuidado do paciente, sua responsabilidade em avaliar e identificar as necessidades nutricionais e fazer uma prescrição assertiva é o início do cuidado", explicou Eridan que continuou: "a administração e manejo de complicações está sob a responsabilidade da equipe de enfermagem, assim como a fisioterapia aliada a nutrição auxilia na manutenção da capacidade funcional, a psicologia trabalha nos aspectos que influenciam o comer, a fonoaudiologia garantindo a segurança na alimentação via oral, aliado ao plano terapêutico médico que nos norteia, somos parte de um grande grupo que precisa constantemente aprimorar as habilidades e conhecimento transdisciplinar, assumindo a sua responsabilidade em cada etapa do cuidado", finalizou a nutricionista.


A outra novidade é que a Divisão elaborou um E-book "Nutrição e Saúde Mental", que se encontra no site do centro hospitalar, www.hmcc.com.br, com dicas de nutrição e saúde mental, além de receitas saudáveis deliciosas, e o cardápio da semana traz uma degustação destas preparações.





2 visualizações0 comentário
bottom of page