top of page

Câmara de Foz apoia semana de combate às drogas


O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD), recebeu na manhã desta quinta-feira (31) representantes do Conselho Municipal de políticas sobre drogas. O diálogo foi a respeito das mobilizações para a Semana Municipal de Combate às drogas, que de acordo com a Lei Municipal 2.647/2002 deve acontecer na segunda semana do mês de abril de cada ano.


Participaram da reunião os representantes do conselho: José Elias Aiex (presidente); o inspetor da GM Eversson Cadaval e o servidor do Caps I, Antônio Batista Santana. Durante a reunião, foi mencionada a lei que prevê que o poder público fomente ações educativas, preventivas, por meio de secretarias. A data tem por intuito alertar e prevenir sobre os malefícios do consumo de substâncias químicas e promover incentivo ao tratamento de dependentes químicos.


Segundo o presidente do Conselho e que também é médico psiquiatra, José Elias Aiex, a política pública sobre drogas deve ser intersetorial e além disso, ele apontou “um dos grandes problemas é o consumo excessivo de álcool. “Uma pesquisa da Fiocruz apontou que 7% das famílias brasileiras têm algum problema relacionado ao alcoolismo”. Outro ponto apontado por Aiex foi o encarceramento. Tendo trazido dados do Depen, ele disse que “3.500 estão encarceradas em Foz e 80% delas é por tráfico”.


De acordo com o servidor do Caps, o município já trabalha algumas ações nesse sentido. “São feitas rodas de conversa sobre o tema nas escolas; em 2019 Foz abriu uma unidade de acolhimento infanto-juvenil; em 2021 abriu a de acolhimento adulto e deve haver ainda ampliação da unidade infanto-juvenil no futuro para complexo terapêutico”, disse Antônio Batista Santana.


O presidente da Câmara colocou a Casa à disposição e o conselho deve fazer uso da tribuna popular, que acontece na última sessão ordinária do mês de abril.

2 visualizações0 comentário
bottom of page