top of page

CMDCA e Rede Proteger promovem apresentação e sabatina dos candidatos ao Conselho Tutelar


Evento será na próxima terça-feira (12) no auditório da Uniamérica e é aberto ao público; Também serão repassadas informações sobre o processo eleitoral


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Rede Proteger realizam na próxima terça-feira (12) uma apresentação e sabatina dos candidatos ao Conselho Tutelar de Foz do Iguaçu. O evento terá início às 8h30 no Auditório do Centro Universitário Descomplica Uniamérica, na Vila Yolanda. A universidade também é parceira do evento.


Ao todo, 29 candidatos estão aptos a disputar as eleições, em 1º de outubro. Serão eleitos dez conselheiros tutelares, respeitando as vagas prioritárias (PCD e afrodescendentes) para atuação de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 5.202,45. Durante o evento também serão apresentadas as atribuições do Conselho Tutelar e repassadas informações sobre o processo eleitoral.


A Coordenadora da Comissão de Eleição, Andressa Trevisan, explica que o encontro é uma oportunidade para que a população conheça os candidatos e suas experiências. A sabatina, segundo ela, acontecerá por sorteio, onde cada candidato poderá se apresentar e responder a uma pergunta. “O CMDCA solicitou com antecedência para que a Rede de Proteção elaborasse perguntas a serem feitas aos candidatos. No dia, eles responderão a questões encaminhadas pelos órgãos governamentais e organizações da Sociedade Civil que compõe a rede de atendimento à criança e ao adolescente no município”, explicou.


Eleição


Todo cidadão, maior de 16 anos, que resida em Foz do Iguaçu e esteja em dia com a situação eleitoral poderá votar em um candidato a conselheiro tutelar, no dia 1º de outubro. Para votar, é necessário apresentar o título de eleitor físico ou pelo aplicativo e um documento oficial de identificação com foto. Serão utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelo Cartório Eleitoral.


Os eleitores votarão em escolas distribuídas por região: Norte (5 escolas), Nordeste (4), Sul (3), Leste (4), central (2) e Oeste (5). O processo eleitoral será fiscalizado pelo Ministério Público, candidato ou seu fiscal/representante, membros do CMDCA, além dos membros da Mesa Receptora. A posse dos novos conselheiros deve ocorrer em janeiro de 2024.


Programação


Apresentação e Sabatina dos Candidatos ao Conselho Tutelar


Dia 12 de setembro


8h30 | Abertura


8h45 | Atribuições do Conselho Tutelar e Processo Eleitoral


9h00 | Apresentação e Sabatina dos Candidatos


11h00 | Encerramento


Local: Auditório do Centro Universitário Descomplica Uniamérica


Necessária a realização da inscrição para certificação - inscrições gratuitas: https://uniamerica.br/eventos/apresentacao-e-sabatina-dos-candidatos-ao-conselho-tutelar-de-foz-do-iguacu.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52587

1 visualização0 comentário

コメント


bottom of page