AVC: Dr. Aramis, neurocirurgião, explica quais os sinais de alerta


No Dia Mundial de Combate ao AVC, 29 de outubro, a TV Câmara conversou com Dr. Aramis Pedro Teixeira. O neurocirurgião falou sobre os sinais que apontam Acidente Vascular Cerebral e modo de vida saudável.


Quais os tipos de AVC e a faixa etária mais preocupante?


“Existem dois tipos de AVC: isquêmico e hemorrágico. O primeiro é quando falta sangue em uma das artérias do cérebro e o hemorrágico é quando rompe uma das artérias, pode ser aneurisma. A faixa etária mais atingida são pessoas acima de 60 anos com comorbidades, hipertensão, diabetes, algum problema de coagulopatia. O hemorrágico pode atingir pacientes jovens também”, explicou.


Sinais de alerta


De acordo com o médico, quem tem histórico familiar de AVC deve ficar atento. Assim como quem tem comorbidades. “Os sintomas e sinais em si são rápidos. Se você tiver dor de cabeça, tontura ou apagão, você deve ficar alerta”.


Tratamento e modo de vida saudável


“Em suma, é preciso tratar com medicação, fazer reabilitação fisioterápica, que é muito importante. A receita é ter uma vida saudável, comer bem, não exagerar, controlar níveis de glicemia, colesterol, fazer atividade física, manter o check-up em dia, dormir bem, tudo isso contribui, principalmente para pessoas que já têm herança genética”, afirmou Dr. Aramis.


https://bit.ly/3bJlBb7


Assista ao programa: https://youtu.be/HICaw9zr9_c

3 visualizações0 comentário