Alimentação saudável é tema de encontro com alunos da Escola Cecília Meireles


Estudantes aprenderam a fazer a leitura de rótulos e a reconhecer os alimentos com maior valor nutricional


Alunos da Escola Cecília Meireles, no Ouro Verde, estão aprendendo a importância da alimentação saudável. Eles conheceram os nutrientes essenciais para o desenvolvimento, montaram cardápios coloridos, entenderam a importância de realizar atividades físicas e beber água.


As crianças também aprenderam a fazer a leitura de rótulos e a observar a quantidade de açúcar e carboidratos em produtos industrializados, como o refrigerante, o chocolate, o miojo, e a reconhecer as verduras, frutas e legumes com maior valor nutricional. As atividades foram desenvolvidas no sábado de reposição escolar, no dia 09 de abril.


“Eles ficaram bem assustados ao ver a quantidade de açúcar em um refrigerante. Mostramos a eles os nutrientes que o nosso corpo precisa, quais os carboidratos bons e os ruins, e como podemos fazer pratos saborosos com legumes e verduras”, contou o coordenador pedagógico Adilson Braz de Oliveira.


Uma mesa com alimentos oriundos da agricultura familiar foi montada pelos professores, e no intervalo da aula, as crianças receberam lanchinhos saudáveis. “É nessa época da vida que as crianças formam os hábitos alimentares e aprendem a gostar de certos alimentos. A escola tem extrema importância nessa formação”, comentou o coordenador.


Projeto de Avaliação Nutricional


Paralelo aos projetos desenvolvidos nas escolas, a Secretaria da Educação está realizando uma avaliação nutricional dos estudantes. O intuito é fazer um levantamento do perfil nutricional dos alunos e verificar a incidência de intolerâncias alimentares, além de planejar estratégias que contribuam para a conscientização de hábitos saudáveis.


Merenda Escolar


São produzidas em Foz do Iguaçu cerca de 40 mil refeições por dia para atender os mais de 26 mil alunos das 50 escolas, 42 Cmeis (Centros de Educação Infantil), 9 instituições conveniadas e 6 centros de convivência escola bairro. As refeições, elaboradas pelas nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação, atendem ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivos a formação de hábitos saudáveis, o crescimento e o desenvolvimento da criança e a segurança alimentar e nutricional.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=50006

0 visualização0 comentário