top of page

Ajuda com crédito e otimização de processos são foco do terceiro dia da Feira do Empreendedor 2020


Evento acontece de forma digital até quinta-feira (26); inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas

A redução de custos fixos de uma empresa foi tema da palestra de Celso Augusto, instrutor na área de finanças e sócio da empresa Evo Consultoria e Treinamento, na abertura do terceiro dia da Feira do Empreendedor 2020, nesta terça (24). Celso explicou que muitos negócios não têm ideia de quais são seus custos fixos, apenas os custos variáveis. “Muitas vezes, os donos de empresas fazem o cálculo de faturamento e subtraem os custos variáveis e dizem que está sobrando dinheiro. Todas as empresas têm um custo, seja indústria, comércio ou serviço. Mesmo um negócio pequeno que funciona dentro de casa”, disse. O consultor também deu algumas dicas de como os empreendedores podem analisar esses custos e aplicar esforços para reduzi-los.

Transformando as relações com o cliente e consigo mesmo

A apresentação que seguiu foi a de Léo Duarte, palestrante em assuntos de inovação e criatividade, que mostrou como a comunicação pode ser mais criativa para melhorar o processo de vendas. Para otimizar essa jornada, Duarte explicou que é preciso entender alguns fatores para se conectar melhor com os clientes. “A gente precisa entender o que está vendendo e, em seguida, para quem. Ao se focar apenas no produto, o cliente pode não se sentir relevante nessa equação da venda por não enxergar o benefício daquilo que está comprando”, disse. O palestrante também abordou a importância de ter um pitch, palavra inglesa usada para definir, de maneira clara e sucinta, uma ideia, principalmente em situações de venda.

A terceira palestra do dia foi do analista comportamental, Diego Rafael, que trouxe uma explicação sobre a jornada de transformação para alcançar a prosperidade. Uma das formas apontadas por Diego é buscar o equilíbrio no dia a dia, principalmente no tempo investido tanto nos negócios como nos cuidados pessoais. Para fazer isso, o analista informou que o ideal é sempre manter as metas e objetivos escritos, para que possa sempre consultá-los.

Crédito no período de pandemia

No início da tarde, foi a vez de Luiz Marcelo Padilha, do Sebrae/PR, e Kátia Teixeira, empresária do setor de artigos esportivos de Foz do Iguaçu, conversarem sobre o acesso a crédito no momento de retomada. Marcelo apresentou como funcionou o programa Acelera Foz, que ofereceu linhas de crédito de mais fácil acesso para os empreendedores do município. Kátia compartilhou um pouco de sua experiência participando desse programa, com toda a facilidade e benefícios oferecidos na parceria.

Logo após, veio o painel de João Stadler Colombo, da Colombo Assessoria, que falou sobre alternativas de crédito para investimentos e capital de giro. João explicou como funcionam as taxas de juros dos empréstimos e como são influenciadas pelo mercado. “Quanto maior a taxa de juros, maior a parcela de pagamento do crédito; já quanto maior o prazo para o pagamento, menor será essa parcela. A inflação é o que vai influenciar diretamente na taxa de juros”, explicou ele.

No fim da tarde, Renan Carneiro, da cooperativa de crédito Sicoob, explanou sobre gestão inteligente de crédito em tempos de crise. Segundo Renan, esse momento não é para cessar a concessão de crédito e sim para mantê-la de forma inteligente. “Se tem um momento em que precisa ser concedido crédito inteligente, o momento é agora. Em 2019, o Sicoob ofereceu cerca de R$17,11 milhões em crédito para PJs, já neste ano foi de R$ 33,29 milhões”, informou.

Melhorando a relação com o cliente

Os especialistas em experiência do consumidor Elaine Mazzon e Charles Beck Varani comandaram uma apresentação sobre como os empreendedores podem ter sucesso na relação com os clientes. Ao explicar como funciona a customer experience, Charles comentou que essa é uma prática de gestão. “A gente sabe que o cliente tem diversos momentos de contato com a empresa, por exemplo, quando ele vê uma publicidade na rua ou acessa um ponto de venda, seja digital ou físico. A experiência fala em dar coerência para essa jornada, para que o consumidor possa compreender aquilo que é o diferencial da marca”, contou o especialista.

Elaine comentou que o customer success está relacionado com o momento de o comprador voltar a fazer negócios com a empresa. “O sucesso dessa jornada consiste em mapear as estratégias para ficar no radar dos clientes. Então, é importante sempre medir a satisfação, o engajamento e fidelizar esses consumidores”, disse.

Otimizando a empresa

Para falar um pouco de formas de otimizar a empresa, Nilton Souza, da BluePex, trouxe dados sobre tecnologia da informação para os negócios. Com relação à segurança digital, Nilton comentou que estar seguro não é apenas se proteger de ataques online. “Um ponto importante de entender é que ao falar de segurança da informação, também estamos falando da disponibilidade e funcionamento de um sistema. Por exemplo, se a pessoa não conseguir emitir uma nota fiscal, isso pode influenciar na venda e na produtividade de quem está acessando aquela rede.”

Logo após Rafael Buchweiser, do Pagseguro Pagbank, apresentou um conteúdo sobre como otimizar os processos e custos com novos meios de pagamentos. Rafael citou que os futuros empreendedores precisam buscar soluções de softwares para transações financeiras que sejam mais acessíveis e fáceis de serem entendidos.

Quem finalizou o terceiro dia da Feira de Empreendedor 2020 foi Mayara Yano, do Banco Central, junto com Adriano Pereira da Silva, do Sebrae/PR, que comentaram um pouco do papel do PIX, novo meio de realizar transações bancárias de forma digital implementado no Brasil. Além de explicar como funciona o PIX, Mayara também citou como os pequenos negócios podem utilizar esse método de pagamento. “Você pode gerar um QR Code para receber o dinheiro. Se estamos falando de um pequeno negócio ou autônomo, é só o gerar no celular e mostrar para quem irá fazer o pagamento. Às empresas que possuem um nível de automação maior, é possível integrar o PIX com o sistema de vendas com uma API que padronizamos”, exemplificou.

FEDigital 2020

As inscrições podem ser feitas pelo site. A programação é 100% gratuita e ocorrerá até 26 de novembro, em ambiente online.

0 visualização0 comentário
bottom of page