top of page

Vila A - Inteligente


Foz do Iguaçu ganhará o primeiro bairro inteligente do País, resultado de uma parceira entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu.


O projeto Vila A Inteligente, que será lançado nesta terça-feira (28), inclui luminárias inteligentes com câmeras de reconhecimento facial integradas; pontos de ônibus e semáforos inteligentes; rede de WI-FI pública e central de controle operacional, entre outras inovações.


A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) destinará R$ 6 milhões para o projeto, por meio de um convênio firmado entre a Agência e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nos próximos três anos.


O projeto prevê, inicialmente, a instalação de 10 tecnologias para tornar Cidades Inteligentes no bairro, com a intenção de testar e validar essas soluções. A ideia é, com isso, atrair novas empresas e negócios para a cidade e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores.


As primeiras tecnologias a serem implementadas serão em quatro áreas temáticas: Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Aspectos ambientais e Integração com a Comunidade. O programa pode ser ampliado para outras áreas de atuação ao longo do desenvolvimento das ações, conforme necessidade e o interesse de empresas nacionais em validarem suas tecnologias no ambiente de testes em escala real que será criado.


Além de melhores condições para os cidadãos, o Programa Vila A Inteligente, que faz parte das ações do Acelera Foz, tem o objetivo de diversificar a economia de Foz do Iguaçu. A expectativa é que o espaço de testes seja um atrativo para dezenas de empresas e startups testarem suas soluções.


A validação das tecnologias permitirá, ainda, a replicação da iniciativa em outros bairros de Foz e outros municípios.


“Sandbox”


Para viabilizar a implementação da iniciativa, a Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou no dia 25 de junho de 2020 o Decreto nº 28.244, instituindo o “Programa SandBox”, que regulamenta no município a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora, sob o formato de bancos de testes regulatórios.


O termo SandBox é utilizado na área de tecnologia da informação e corresponde a um ambiente isolado, específico para testes de uma aplicação, o que oferece às empresas inovadoras a possibilidade de operação, em condições e prazos determinados.

5 visualizações0 comentário
bottom of page