top of page

Vereador Edivaldo Alcantara participa de reunião sobre os alagamentos em Foz


O Prefeito, Chico Brasileiro (PSD), esteve na Câmara nesta quarta-feira (03/02), para apresentar aos Vereadores informações sobre as obras que estão sendo feitas pela Prefeitura. O Vice-Prefeito, Delegado Francisco Sampaio (PSD), e Secretário de Obras do Município, Cesar Furlan, também participaram do diálogo. O Presidente da Câmara, Ney Patrício (PSD), abriu a reunião, que contou com a presença de quase todos os Vereadores, que fizeram questionamentos sobre: pavimentação, acessos a vias importantes, solução para alagamentos, construção da perimetral leste e acesso ao Porto Meira, dentre outros assuntos.


Questionado a respeito dos alagamentos, o Prefeito explicou que esse é um problema histórico, devido à falta de planejamento no passado e aprovação de loteamentos irregulares, sem considerar critérios técnicos, como áreas de mananciais. “Estamos mexendo nesses problemas dos alagamentos, fazendo as obras e drenagens. Mas, o investimento aproximado para resolver todos os gargalos nessa área seria de R$ 270 milhões. “Fizemos uma parceria com Tribunal de Justiça que credenciou empresas que vão fazer o processo de regularização fundiária, com aval do município”, afirmou Chico Brasileiro (PSD).


O Secretário de Obras, Cesar Furlan, apresentou obras já executadas na cidade, as que estão sendo feitas e outras previstas. Ele citou obras de drenagem em diversos bairros; em escolas e Cmeis e também na área da saúde. Com relação a obras previstas, caso haja condições financeiras, estão: solução para alagamentos na Avenida JK, drenagem do Rio Poty, Parque Linear do Arroio Monjolo, ciclovia da Avenida JK, Cmei Gleba Guarani, dentre outras.


Perimetral leste e isolamento do Porto Meira

Os Vereadores questionaram o Executivo, também, com relação à Perimetral Leste e a falta de previsão de acesso à região do Porto Meira, o que isolaria o bairro, também economicamente. Outro fator pontuado pelos parlamentares foi a localização da aduana quando da finalização das obras. A respeito da perimetral, o Prefeito ponderou. “Desde o ano passado a Prefeitura indicou ao DNIT, DER e o projeto não previa o acesso ao bairro pela General Meira. Amanhã teremos uma reunião em Cascavel e vamos apresentar alternativa para essa ligação da obra com o Porto Meira”, disse Chico Brasileiro (PSD).



Retomada econômica e gastos com saúde

O Prefeito também abordou dois assuntos importantes que, segundo ele, era fundamental de se abrir diálogo com a Câmara: a questão da Previdência dos servidores municipais e a retomada econômica de Foz, especialmente da principal matriz da cidade, que é o turismo e foi intensamente atingido durante a pandemia do novo coronavírus. Outra dificuldade pontuada pelo Prefeito foi a área da saúde, que “além de o município ter tido queda na arrecadação, teve aumento significativo dos gastos com saúde. Sem pandemia, o Hospital Municipal custava R$ 9 milhões ao mês. Cascavel, por exemplo, não tem hospital municipal, eles têm o Hospital Universitário, que é mantido pela Unioeste. É preciso fazer um debate nacional, inclusive, sobre o modelo de estruturação da saúde pública”, enfatizou Chico Brasileiro.

3 visualizações0 comentário
bottom of page