top of page

Sete mestrados e um doutorado da UNILA estão com inscrições abertas para ingresso em 2021


No total, estão sendo ofertadas 137 vagas para mestrado e 16 para doutorado


A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) está com inscrições abertas para o processo seletivo em sete mestrados: Literatura Comparada; Integração Contemporânea da América Latina; Física Aplicada; Estudos Latino-Americanos; Economia; Engenharia Civil; e Energia e Sustentabilidade – sendo que este último também é ofertado em nível de doutorado. Já o mestrado em Relações Internacionais recebe inscrições a partir do dia 1º de outubro.


No total, estão sendo ofertadas 137 vagas de mestrado e 16 vagas de doutorado, para alunos regulares, com ingresso para o primeiro semestre de 2021. Cada programa de pós-graduação possui edital próprio, com respectivos critérios de seleção, documentações exigidas e cronograma.


Literatura Comparada

O mestrado em Literatura Comparada oferta 20 vagas para alunos regulares, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: Narrativas, diásporas, memória e história; e Temas, imagens e transculturalidade. O prazo de inscrição é até o dia 3 de novembro. Para mais informações, acesse bit.ly/PPGLC2021.


Economia

Este ano, o mestrado em Economia fará a seleção de candidatos brasileiros ou estrangeiros graduados no Brasil com base nos resultados do Exame Nacional de Seleção da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). As provas on-line da Anpec serão nos dias 21 e 22 de outubro, e as inscrições vão até 30 de setembro. Para mais informações, acesse bit.ly/anpec2021. A seleção de estrangeiros será pela UNILA, e o prazo de inscrição é até 1º de novembro. Saiba mais em bit.ly/PPGE2021.


Estudos Latino-Americanos

Candidatos que concluíram graduação em qualquer área do conhecimento podem participar da seleção do mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. O prazo de inscrições é até 8 de outubro. No total, são 18 vagas ofertadas, para três linhas de pesquisa: Trânsitos culturais; Práticas e saberes; e Fronteiras, diásporas e mediações. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse bit.ly/PPGIELA2021.


Integração Contemporânea da América Latina

O prazo de inscrições do mestrado em Integração Contemporânea da América Latina vai até o dia 14 de outubro. São 28 vagas ofertadas, distribuídas em quatro linhas de pesquisa: Cultura, colonialidade/decolonialidade e movimentos sociais; Economia política internacional e blocos regionais; Geopolítica, fronteiras e regionalização; e Política, estado e institucionalização. Saiba mais sobre a seleção em bit.ly/PPGICAL2021.


Energia e Sustentabilidade

O prazo de inscrição do mestrado e do doutorado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade é até 12 de outubro. Ambos ofertam 16 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Materiais e Dispositivos para Fontes de Energia; e Tecnologias e Processos Sustentáveis. Podem candidatar-se ao mestrado graduados nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas ou outras áreas afins. No doutorado, candidatos que possuem mestrado nessas mesmas áreas estão aptos a participarem da seleção. Para mais informações, acesse bit.ly/PPGIESmest2021 e bit.ly/PPGIESdout2021.


Física Aplicada

O mestrado em Física Aplicada possui linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O curso oferta 10 vagas para alunos regulares, sendo 5 delas destinadas à concorrência geral, 4 vagas para o sistema de ações afirmativas e 1 vaga à concorrência de candidatos com notas obtidas no Exame Unificado de Pós-graduações em Física. O prazo de inscrição é até 3 de dezembro. Para mais informações sobre a seleção, acesse bit.ly/PPGFA2021.


Engenharia Civil

O mestrado em Engenharia Civil oferta 13 vagas para alunos regulares, distribuídas nas três linhas de pesquisa: Materiais e Ecoeficiência; Estruturas; e Sustentabilidade e Meio Ambiente. Aos candidatos habilitados no processo seletivo, mas não classificados como alunos regulares, serão ofertadas até seis vagas por linha de pesquisa, na condição de alunos especiais do Programa. A inscrição é até o dia 30 de outubro. Saiba mais em bit.ly/PPGECI2021.


Relações Internacionais

Candidatos que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento podem participar da seleção do mestrado em Relações Internacionais. O curso oferta 20 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Estudos para a Paz, Direitos Humanos e Segurança Internacional; Desenvolvimento e Capitais Transnacionais; e Política Externa, Atores e Processos Internacionais. O período de inscrição é entre os dias 1º e 25 de outubro. As fases da seleção serão por meio virtual e podem ser realizadas em português, espanhol ou inglês. Saiba mais em bit.ly/PPGRI2021.

3 visualizações0 comentário
bottom of page