top of page

Sebrae promove desenvolvimento de lideranças com foco na gestão pública


Programa contou com a presença de 160 gestores do setor público paranaense


Líderes paranaenses participaram do encerramento do programa Liderança Estratégica na Gestão Pública Municipal, nesta segunda-feira (29) pela manhã, em Foz do Iguaçu. O encontro integrou a programação do Líderes em Movimento, maior evento de lideranças do País, promovido pelo Polo de Liderança Sebrae.


Voltado para prefeitos, secretários e diretores municipais, a iniciativa capacitou, nos formatos presencial e online, 160 gestores municipais, entre os meses de abril e agosto. No Programa, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de lideranças transformadoras, eles representaram 50 municípios do Paraná.


“Gostaria de dizer que vocês que participaram desse programa, estão prontos para um dos maiores desafios, que é fazer a vida das pessoas de onde moramos melhorar”, pontuou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.


O encerramento do Programa contou ainda com a presença de profissionais ligados ao tema. A palestra “Como maximizar a sua liderança com o pensamento do E”, realizada pelo especialista Cliff Kayser, deu início ao painel. Na sequência, foi realizado o workshop “Tempo e intencionalidade na construção do legado do líder”, com Paulo Ferreira Vieira.


“É por meio desse trabalho que conseguimos promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, que são as responsáveis pela geração de emprego e renda. Seja na agricultura, indústria, comércio, infraestrutura, entre outras áreas, vemos os setores tendo impacto por conta da atuação dos líderes públicos”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, o desenvolvimento local tem início nos municípios.


Além disso, também foi apresentada uma experiência musical, com Werner Silveira, que teve como tema “A conexão entre a arte e a ciência da liderança”. O evento foi realizado no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu.


“Parabéns a todos por estarem aqui para concluir essa jornada de cinco meses, que estimulou, capacitou e orientou lideranças públicas. Construímos uma conexão e com vocês mais próximos, faremos um esforço conjunto para transformar os desafios para o fortalecimento do empreendedorismo e das pequenas empresas do Paraná”, completou o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini.


Prestigiaram o evento o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes; o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraná, José Gava Neto; o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae Paraná, Luiz Antonio Rolim de Moura; o gerente da Unidade de Desenvolvimento Regional do Sebrae Nacional, Derli Cunha Fialho; o gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Cesar Rissete; e a coordenadora nacional do Polo de Lideranças Sebrae, Rosângela Angonese.


Parceria com lideranças


Para a administradora da secretaria municipal de Governo de Londrina, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, as capacitações do programa Liderança Estratégica na Gestão Pública Municipal vieram em boa hora para agregar conhecimento e colaborar na coordenação das reuniões, com foco na implantação da política de governança pública e compliance na prefeitura.


“Essa parceria com o Sebrae é muito importante. Os conteúdos me ajudaram a aplicar os conceitos para coordenar o programa, que vai abranger cerca de dez mil servidores públicos”, afirma.


Ela lembra que, no final do ano passado, foi sancionada a Lei Municipal de Governança Pública e Compliance (Lei nº 13.310/2021) com o objetivo de proporcionar mais eficiência, transparência e economia à gestão pública municipal. Liz explica que todos os setores do governo municipal vão coordenar de forma sistemática o planejamento estratégico, criar planos de ação e indicadores de desempenho para serem monitorados.


“A governança proporciona o acesso e a divulgação das informações para a tomada de decisões e prestação de contas”, explica.


Desenvolvimento no centro do Estado


O prefeito de Turvo, região centro do Paraná, Jerônimo Gadens do Rosario, considera o Liderança Estratégica um programa completo, pois abordou desde questões estratégicas voltadas à liderança e na tomada de decisões, como também reforçou a importância dos indicadores na gestão municipal. Além disso, ele menciona como fundamental a abordagem no planejamento de médio e longo prazo.


“A ação também propiciou a troca de experiências com os demais participantes. Sabemos que os municípios têm suas particularidades, mas algumas questões são similares”, pontua.


Outro ponto citado pelo gestor refere-se ao comportamento e emoções.


“A gente vive, enquanto gestor público, aquilo que existe de mais delicado, que é o relacionamento interpessoal. O programa foi muito completo em todos os sentidos”, considera.


Empreendedorismo na gestão e na vida


Em janeiro de 2022, Rafaela Battisti Tomazi iniciou como secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Realeza, no sudoeste do Estado, e conta que cada encontro teve um tema diferente, como gestão de pessoas, índices, elaboração e execução de um planejamento.


“Por meio do programa, consegui ampliar meus horizontes e reorganizar processos da secretaria, com o intuito de ganhar mais eficiência. Além disso, também passei a olhar números de forma muito mais pontual e mudei meu ponto de vista, pois vim do setor privado”, ressalta.


Perguntada sobre os reflexos do programa, Rafaela conta que é possível incluir os conceitos também em sua vida de empreendedora, em que é proprietária de uma livraria e papelaria.


“Cada dia aprendo mais, mas, principalmente tenho a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do município que me apaixonei e escolhi para empreender. Como o curso é abrangente, também fez rever processos na minha empresa e até mesmo ganhei mais confiança na minha vida pessoal”, finaliza.


Sobre o Sebrae 50+50


Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

5 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page