Santa Terezinha de Itaipu desenvolve projeto domiciliar de melhorias sanitárias


Mais de 50 famílias já foram beneficiadas através do convênio da prefeitura com a Funasa


A prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu desenvolveu mais um projeto inédito na área do saneamento básico. O município é pioneiro na região Oeste a implantar o projeto de melhorias sanitárias domiciliares que já faz parte da realidade de mais de 50 famílias que residem no bairro Santa Mônica. Até o final do ano, outras 83 famílias dos bairros Planalto e Parque dos Estados também serão contempladas com as melhorias sanitárias, fruto do convênio firmado entre a prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).


Com a execução do projeto, as famílias que tinham banheiros desativados ou danificados pelo tempo de uso foram contempladas com a construção de módulos sanitários e ligação de esgoto, como é o caso da Paloma dos Santos, a primeira moradora atendida pelo projeto.


“A construção do novo sanitário trouxe conforto a nossa família. Posso dizer com toda certeza que essa é uma ação maravilhosa e que veio em boa hora. Se não fosse o projeto, não teríamos condições de construir um banheiro”, comemora.


A dona Leonilda Candida dos Ramos também foi contemplada com o projeto domiciliar. “Estava com meu banheiro com problemas há algum tempo. Quando surgiu o projeto e a oportunidade de construir o novo banheiro ficamos muito felizes”, agradeceu a moradora que teve de volta a dignidade.


De acordo com a assessoria de projetos especiais da prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, a triagem das famílias em situação de vulnerabilidade social foi realizada pela Funasa, com base no cadastro único que o Município dispõe com a relação dos inscritos nos programas sociais.


O projeto de melhorias sanitárias domiciliares de STI foi escolhido pela Funasa que oferece as cidades de todo o País a oportunidade de inscrever projetos por meio do Programa de Resíduos Sólidos. Nesse projeto das melhorias sanitárias o investimento é de R$ 554 mil reais, sendo meio milhão de reais, recurso da Fundação Nacional de Saúde com contrapartida da prefeitura.


Desde a primeira gestão do prefeito Claudio Eberhard, todos os anos, a prefeitura tem sido escolhida pela Funasa, para a execução de projetos voltados as áreas ambiental e de saúde, levando mais dignidade e qualidade de vida aos itaipuenses.


“Esse projeto é uma conquista das nossas famílias Trata-se de uma questão de saúde pública em que a Administração Municipal vem investindo no sentido de desenvolver programas voltados a garantir uma vida digna a todos os cidadãos”, frisou o prefeito Claudio Eberhard.

0 visualização

Foz do Iguaçu - Paraná

©2021 por Portal Fronteiras. Orgulhosamente criado e desenvolvido por Agência Ludkus.