top of page

Programação para o comércio reuniu mais de 5 mil pessoas no ambiente online

Webinars fazem parte do Programa de Retomada Econômica de Cascavel



Como parte do Programa de Retomada Econômica de Cascavel, webinars foram customizadas para o setor do comércio, composto por 14,7 mil empresas e que gera mais de 27 mil empregos na cidade. Durante as transmissões, feitas na página oficial da Prefeitura de Cascavel e replicadas por parceiros como AMIC, ACIC, Sindilojas e AREAC, foram discutidos temas sobre canais de vendas, gestão financeira, inovação com equipe e marketing digital.


“Alcançamos mais de 17 mil pessoas e passamos de 5 mil visualizações. Todas as webinars contaram com interação do público e conseguimos alcançar o nosso principal objetivo, que era massificar o acesso ao conteúdo e torná-lo realmente acessível a maior quantidade possível de empresários”, comemora a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda. A programação especial para o comércio também contemplou, além das webinars, a oferta de cursos gratuitos e consultorias especializadas. No curso sobre comércio eletrônico, ofertado gratuitamente pelo Senac, a primeira turma, com 45 vagas, já iniciou as aulas. Para suprir a demanda, uma nova programação de capacitação em atendimento por setor específico do varejo foi ofertada. Nas consultorias oferecidas pela AMIC, até o momento treze empresas foram atendidas.


Na capacitação do Varejo Digital, promovida pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, mais de 20 empresas já começaram a participar das capacitações. Frente a isso, uma nova capacitação em marketing e outra em finanças também foram disponibilizadas. Para os próximos dias, outro curso sobre marketing digital também será ofertado pela ACIC. “As webinars foram apenas uma introdução a temas de relevância e com os treinamentos, capacitações e consultorias, os empresários poderão aprofundar ainda mais os trabalhos para acelerar a retomada econômica”, complementa Danieli. Cheila Regina Rudek, proprietária da Sheila Embalagens, por exemplo, precisou modificar toda a rotina da empresa diante da crise. Ela diminuiu a equipe de trabalho, mudou a localização da empresa para um espaço físico menor e adotou novas estratégias de venda. Com as oportunidades do Programa de Retomada, ela aproveitou para se inscrever no curso de e-commerce.


“Eu precisei reinventar a empresa inteira. Antes, eu fornecia o meu produto para outras empresas, sempre em grande quantidade. Agora, com a crise, perdi muitas vendas com esses clientes e precisei explorar uma nova frente, direto com os consumidores. Percebi que uma forma de alcançar esse público seria na internet e por isso procurei o curso, pois com o comércio eletrônico acredito que terei um novo caminho para explorar”, relata Cheila. Outro exemplo é Vanessa Butkoski, proprietária da Ótica Companhia do Óculos. Após passar pelo susto de precisar fechar a loja e estar atenta aos decretos, entendeu a crise como uma possibilidade para crescer e mudar processos.


“Há muito eu queria inserir a loja nos meios online, mas com a correria do dia a dia, deixava para depois. Quando soube do projeto, aproveitei a chance de me capacitar. Busquei as consultorias do Conecta AMIC, me inscrevi nos cursos do Sebrae/PR e Fecomércio PR, já estou fazendo o curso de e-commerce do Senac. São capacitações de grande valor, oferecidas por instituições de gabarito e de forma gratuita. Eu não podia perder tempo.”, destaca a empresária. Para os próximos dias, novas webinars estão previstas, contemplando áreas específicas como saúde, beleza e turismo. As transmissões serão feitas nas páginas das entidades parceiras, como ACIC, AMIC, AREAC e Sindilojas. O grupo de trabalho do Programa de Retomada Econômica de Cascavel é composto pela Prefeitura de Cascavel, Câmara Municipal, Sebrae/PR, Fundetec, AREAC, Instituto de Planejamento de Cascavel, ACIC, AMIC, Sesc, Senac, Sindilojas e Codesc.


1 visualização0 comentário
bottom of page