top of page

Prefeitura inova treinamento de servidores com uso de novas tecnologias


Programa de Integração começa a mesclar aulas presenciais e on-line, através da plataforma Easy


Os 52 novos servidores do Município foram os primeiros a experimentar nesta quarta-feira (13) o treinamento preparatório para a atuação na gestão pública no sistema híbrido, intercalando aulas presenciais e no formato on-line.


O Programa de Integração para o Acolhimento do servidor, organizado pela Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, é uma apresentação introdutória ao serviço público, desenvolvido desde 2018. Até então, a capacitação acontecia somente com aulas e palestras presenciais.


Além do contato presencial, os funcionários recém-ingressados tiveram acesso à videoaulas sobre saúde e segurança do trabalho, sistemática da previdência e informativos sobre perícia médica.


A inovação implantada pela Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, é possível graças ao funcionamento da Plataforma Easy, um Sistema de Educação Assistida que tem o objetivo de facilitar o acesso dos servidores ao conhecimento técnico necessário para o exercício do trabalho no serviço público.


A ferramenta digital, desenvolvida por servidores do Município, foi implantada no ano passado e disponibiliza uma série de treinamentos obrigatórios e capacitações para o aperfeiçoamento do servidor.


A participação da integração do novo servidor é registrada com certificado digital pela plataforma que pode ser validada a qualquer tempo e de qualquer lugar através de QRcode, com registro dos dados do participante e cursos realizados com a data de conclusão.


Questionário


A implantação da nova modalidade híbrida foi precedida por um questionário aplicado pela Saúde Ocupacional através da Plataforma Easy. O sistema coletou informações dos participantes sobre o novo modelo a fim de promover ajustes e melhorias relacionadas à qualidade, quantidade e tempo dos vídeos, além de opiniões sobre a modalidade de ensino a distância.


De acordo com os dados coletados, a maioria dos servidores escolheu o formato on-line e/ou híbrido para o acesso aos treinamentos. Do total, 54% preferem híbrido; 30% preferem apenas online e 16% preferem apenas presencial. Considerando a possibilidade de haver outros treinamentos e capacitações online, 100% fariam o treinamento somente através da plataforma.


Avanço


“É uma sequência de avanços que é possível graças ao comprometimento da gestão e da equipe de servidores. Primeiro, com a implantação de um programa de integração voltado ao servidor e em pouco tempo, com o desenvolvimento de tecnologias que facilitam e promovem o acesso do trabalhador aos conhecimentos necessários para o serviço público”, expressou o secretário de Administração, Nilton Bobato.


A ação também é fundamental ao promover a interação entre servidores que vão atuar em diferentes secretarias. Nesse último treinamento, por exemplo, participaram engenheiros, psicólogos, arquitetos e analistas de sistemas.


"É um importante momento de preparação do servidor para sua atuação na gestão pública e também de aproximação e interatividade”, completou a Diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=49992

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page