top of page

Prefeitura inaugura o primeiro centro de educação infantil do Jardim Jupira


Moradores comemoraram a entrega da unidade, que já está atendendo 156 crianças do bairro; construção do Cmei foi uma demanda da comunidade no Orçamento Participativo


Foi oficialmente entregue pela Prefeitura de Foz do Iguaçu o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Braiz de Moura, o primeiro do Jardim Jupira. A solenidade, realizada na noite de quarta-feira (20), contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro, secretários municipais, vereadores, professores e funcionários da unidade de ensino, e a comunidade local, que comemorou a conquista.


A unidade conta com salas de aula climatizadas, espaço de lazer com playground e brinquedoteca, refeitório, cozinha, banheiros adaptados, além de espaços administrativos. As aulas iniciaram no dia 13 de abril e 156 crianças estão sendo atendidas, em período integral e parcial. Foram investidos R$ 2,1 milhões na construção.


“Esse Cmei foi uma demanda da comunidade no Orçamento Participativo de 2019 e era um sonho nosso. É uma alegria viver esse momento", disse o prefeito Chico Brasileiro, que também anunciou a licitação para a construção de um novo Cmei na Vila Portes.


"Logo, vamos lançar o edital para construir este novo Cmei, outra demanda antiga das mães que trabalham nessa região. Muito em breve também estaremos inaugurando os Cmeis do Profilurb II e do Jardim Buenos Aires", adiantou.


A secretaria da educação Maria Justina da Silva agradeceu a comunidade pela luta em buscar uma unidade de educação infantil para o bairro. "Vimos no Orçamento Participativo o apoio de outros bairros para a construção desse local. A população entendeu a importância da educação infantil e hoje é muito emocionante ver esse Cmei funcionando", comentou.


*Famílias*


Muitas famílias de alunos acompanharam a cerimônia e comemoraram a conquista. Mãe da pequena Alice, de 3 anos, Pamela Karina Goldinho pagava uma babá para ficar com a filha enquanto ela trabalhava. "É maravilhoso poder ter um espaço como esse pertinho de casa. Minha filha fica em período integral e eu trabalho mais tranquila", disse.


A vendedora Sandra Gomes da Conceição trabalha na Vila Portes e deixava o filho, Eric, de 5 anos, com a mãe. "Era bem difícil porque minha mãe é idosa, e ficava bem puxado pra ela. Agora, estou aliviada".


Lívia Benitez, mãe da aluna Lívia, de 3 anos, elogiou a estrutura da unidade. "Estou encantada com esse espaço. As salas são lindas, a equipe é maravilhosa. Minha filha se adaptou super bem", disse.


*Homenagem*


Durante a solenidade de entrega do Cmei, o ex-vereador e líder comunitário Braiz de Moura (falecido em 2021) foi homenageado por sua atuação no bairro.


Braiz participou do Orçamento Participativo em 2019, onde ,junto com a comunidade, reivindicou a construção de uma unidade de educação infantil.


Nascido em Pérola do Oeste (PR), Moura se mudou para Foz do Iguaçu em 1975, residindo no Jardim Jupira. Foi vendedor de picolé ainda criança, trabalhou com carga e descarga de caminhões, foi comerciante e vereador por duas legislaturas, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012.


Também atuou como presidente de bairro e líder da Igreja Católica. A escolha do nome do Cmei foi uma solicitação dos moradores à prefeitura.


*Presenças*


Participaram da solenidade secretários e diretores municipais, o presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício, os vereadores Alex Meyer, Edivaldo Alcântara e Rogério Quadros, e líderes comunitários.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=50023

1 visualização0 comentário

댓글


bottom of page