Prefeitura de Foz do Iguaçu reforça limpeza de galerias pluviais




Trabalho preventivo é feito para evitar alagamentos em períodos de chuva; descarte irregular de lixo é crime ambiental, passível de multa de até R$ 9 mil


Teve início nesta terça-feira (27) mais uma força-tarefa, formada por equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, para a limpeza de pontes e galerias pluviais em várias regiões da cidade.


Durante toda a manhã, os trabalhos se concentraram na Rua Princesa Isabel, na Vila Claudia, onde as equipes retiraram uma grande quantidade de lixo sob o Rio Boicy. Foram encontradas lonas, sacos plásticos, roupas, galhos, troncos e até animais mortos.


Segundo o diretor de Gestão de Resíduos e Educação Ambiental Luiz Roberto de Oliveira, a área é constantemente afetada pelo descarte irregular de lixo. “Enquanto tivermos pessoas fazendo isso e não se importando com a situação, o problema vai continuar. Nossas equipes fazem o trabalho de limpeza e, em pouco tempo, está sujo de novo. Isso é lamentável. Precisamos com urgência que as pessoas se conscientizem do mal que fazem ao jogar entulhos dentro de um rio”, disse.


A força-tarefa também utilizou caminhões pica-galhos para triturar e remover os entulhos. A ação rotineira é feita para evitar alagamentos e inundações em períodos de chuva.


Na quarta-feira (28) a equipe retoma o trabalho de limpeza em outros pontos da cidade. O primeiro local será a ponte sob o Rio Boicy, na Avenida República Argentina, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Maracanã. Os serviços iniciam às 8h30.


Irregularidade


O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental e passível de multa de até R$ 9 mil. Para fazer denúncias e outras solicitações, a população deve utilizar o aplicativo 156 Foz ou ligar para o telefone 156. A versão digital permite anexar imagens para relatar a situação e acompanhar o passo a passo do pedido.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47795

2 visualizações0 comentário