top of page

POR UMA FOZ + SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVELPDT e REDE anunciam aliança para eleição de 2020 em Foz


Na última quarta-feira, 12 de agosto de 2020, foi realizada a live de lançamento do manifesto do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e da REDE Sustentabilidade para a cidade de Foz do Iguaçu. A transmissão ao vivo teve início às 19 horas com o tema “Por uma Foz mais solidária e sustentável”. A atividade concretiza o anúncio da aliança entre os dois partidos tendo por objetivo inspirar um novo momento para nossa cidade e reinventar a fronteira.

O manifesto apresentou uma reflexão ética sobre nossa relação com o próximo e o meio natural, compreendendo que o outro sou eu e a natureza é a casa que compartilhamos. Serão discutidos temas importantes como a necessidade do debate sobre regalias e funções da máquina pública, o trabalho justo e digno para homens e mulheres e desenvolvimento econômico sólido para este que é o terceiro destino turístico internacional do Brasil.

Estiveram fazendo falas na live o vice-presidente estadual do PDT PR, e líder do PDT em Foz do Iguaçu, Nelton Friedrich, e o Fundador da REDE Sustentabilidade em Foz do Iguaçu e Coordenador de Formação Política da REDE Sustentabilidade no Estado do Paraná, Amilton Farias.

O vídeo da live pode ser acessado pelo YouTube através do link https://youtu.be/wWutbwX1uhw. É possível acompanhar os futuros evento on-line nas páginas do PDT - Foz e REDE Sustentabilidade Foz do Iguaçu no Facebook (https://www.facebook.com/pdtfoz) (https://www.facebook.com/Rede18Foz).

Abaixo está o conteúdo do Manifesto Por uma Foz + Solidária e Sustentável:

MOVIMENTO


“POR UMA FOZ + SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIA”.

O Brasil atravessa uma das maiores crises de sua história, a qual tem como pano de fundo o esgarçamento do tecido social e o desgaste das instituições, frutos do modelo de funcionamento da sociedade, que adotou a visão neoliberal da economia como paradigma. Tal visão nos levou a uma absurda concentração de riquezas, com os consequentes desdobramentos: recessão econômica, precarização das condições de trabalho, desemprego estrutural e a consequente ida de trabalhadores para uma informalidade desumana e de todo instável e profundas dificuldades vividas pelas empresas, em especial micro, pequenas e médias. Diante do contexto em que estamos, uma crise civilizatória, é preciso coragem para dar as respostas que nos são demandadas. A implementação de práticas para um desenvolvimento sustentável é inadiável, a fim de que seja assegurado agora e para as gerações futuras o ambiente natural que dispomos e dignidade humana. Entende-se sustentabilidade e sustentável o aproveitamento responsável, equilibrado dos bens da natureza e de dignidade e respeito ao ser humano. Portanto, essa empreitada requer de todos nós não apenas uma diferente maneira de fazer, mas uma transformação no “ser”. Exige mudança ética na relação com o próximo e o meio natural. Onde o “outro sou eu” e o meio natural é nossa casa comum que nos responsabiliza por uma gestão zelosa e não predatória.

A somatória de crises – e carência de um PROJETO NACIONAL em defesa do interesse maior do povo brasileiro e sua emancipação se agravou ainda mais com a terrível pandemia causada pelo coronavírus, o qual já causou a morte de mais de 100.000 brasileiros e brasileiras, sem uma responsável e consistente política nacional de enfrentamento da mesma. O que vinha acontecendo, o agravamento com o quadro de pandemia é que o país terá uma recessão econômica brutal, com redução do PIB em pelo menos 8 pontos, o que se configura como uma situação caótica.

Perante tal realidade, os partidos REDE Sustentabilidade e PDT (Partido Democrático Trabalhista), que contam com lideranças ímpares como Ciro Gomes e Marina Silva – e abertos ao diálogo e soma de esforços com outras agremiações do campo progressista - unem-se para superação dos pesados desafios que estão postos, em especial para apresentar propostas ousadas, mobilizadoras, consistentes às cidadãs e cidadãos de Foz do Iguaçu. Com altivez, coordenação de esforços, produção de consensos necessários e possíveis, vamos superar a desesperança que angustia e vencer o pessimismo que desmobiliza.

Pretendemos disputar as eleições municipais com candidatos a prefeito e vice-prefeito, assim como uma chapa completa de candidatos e candidatas a vereança.

Nossa aliança propõe para a cidade de Foz do Iguaçu, essa mudança de paradigma, onde a visão para a prosperidade contempla simultaneamente o econômico, social, ambiental e cultural. Garantindo trabalho digno para homens e mulheres; onde a máquina pública seja gerida por uma nova governança, inovadora, participativa e que, portanto, não esteja sujeita a alguns poucos, mas cumpra sua função de servir ao povo de forma eficiente e sem onerar os cofres públicos; onde novas economias estejam presentes, como a “economia solidária”, nas cadeias produtivas locais de forma a inserir a população na receita gerada; onde se alcance saneamento básico (água e esgoto) para todos, com coleta seletiva e a devida destinação dos resíduos. Estimulando, inclusive, a economia circular; onde a integração de setores como: saúde, educação de qualidade e em tempo integral, tecnologia e inovação, trabalho e renda. Bem como, uma mobilidade urbana moderna. Permita que o desenvolvimento sustentável seja um atrativo. Viabilizando investimentos e recursos internacionais por ser uma cidade inovativa e seus cidadãos terem qualidade de vida. Com atenção especial às crianças, os portadores de necessidades especiais e os idosos; onde o respeito à cidadania seja a base relacional do nosso viver em sociedade, o compromisso com a redução das desigualdades, promoção de equidade e garantia da plena realização pessoal de nossos jovens Buscando, portanto, que a cidade seja de fato para todos e todas que nela habitam e que valorize em suas ações a riqueza multicultural que detém. Aproveitando as oportunidades que tal desenvolvimento possibilita. Afinal, “o desenvolvimento será sustentável, ou não será.”

Nossa proposta de governo que está sendo construída junto com a população local, para um Projeto de Desenvolvimento LOCAL. Terá como princípio básico a Sustentabilidade - econômica, social, ambiental, cultural e pessoal - sendo que a meta final será colocar a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu como referência nacional e a serviço dos que aqui vivem, dos que nos visitam e em irmandade com os vizinhos fronteiriços. Pretendemos enriquecer o Projeto com os preceitos definidos pela ONU em seu documento “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Seguiremos os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável propostos para melhorar as condições de vida na Terra até o ano de 2030. Tais Objetivos serão adaptados à realidade local, tendo sempre como paradigmas o Ecotrabalhismo, a Solidariedade e a Sustentabilidade.

10 visualizações0 comentário
bottom of page