top of page

Pontos de Atendimento ao Empreendedor do Paraná conquistam Selo de Referência


Selos foram concedidos pelo Sebrae/PR a 37 PAs do Paraná, como forma de reconhecimento pelos bons índices em atendimento


De 1º a 3 de julho, foi realizado o Encontro Estadual dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor, pela primeira vez, transmitido 100% online. A programação contou com palestras, capacitações e workshops e foi encerrada com a entrega do Selo de Referência em Atendimento, uma chancela do Sebrae/PR que visa reconhecer a rede de parceiros pelo desempenho dos atendimentos aos empreendedores e empresários, além da promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios.


Dos 43 PAs do Estado, 37 obtiveram o Selo, a partir do alcance da pontuação mínima necessária, que leva em conta critérios como atendimento (qualidade, efetividade e aplicabilidade, atendimento ao cliente e estrutura física), soluções para clientes e gestão (planejamento, capacitação do atendente, cadastro de clientes e parâmetros mínimos de desempenho). Os PAs que obtiveram entre 75 e 80 pontos recebem o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.


“Temos total convicção no trabalho dos agentes e parceiros neste canal de atendimento e presença nos territórios paranaenses. Os PAs realizam uma tarefa importante junto aos pequenos empresários e, neste momento, têm uma responsabilidade ainda maior, pois requer adaptação e entendimento sobre as necessidades no cenário de crise. O Selo ratifica os resultados nos atendimentos em números e pela avaliação dos clientes”, pondera Julio Cezar Agostini, diretoria de Operações do Sebrae/PR.


Em 2019, os 43 PAs distribuídos pelas mais diversas localidades do Paraná desenvolveram 332 ações, atendendo mais de 23 mil empreendedores, entre microempreendedores individuais (2.614), microempresas (7.270) e empresas de pequeno porte (1.927). Nas ações desenvolvidas, entre janeiro e dezembro do ano passado, os PAs realizaram mais de 29 mil eventos, distribuídos entre orientações (14.379), consultorias (3.174), oficinas (351), palestras (215), cursos (116), seminários (74), rodadas de negócios (62), informações (11.074) e feiras (5). No período, a avaliação dos clientes concedeu 9,36 pontos no quesito satisfação geral e 8,63 no critério de aplicabilidade dos conteúdos e informações repassadas pelos PAs.


“Neste ano, devido às recomendações das autoridades de saúde, realizamos o evento de forma online, inovando no formato e continuando uma tradição que leva mais conhecimento e integração aos agentes que atuam nestas unidades”, detalha o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual dos PAs, Willian Braga Tomaz.


Conquista e reconhecimento

Com a celebração e o evento realizados à distância, a inovação ficou por conta do suspense e de um elemento surpresa: poucos dias antes do encontro virtual, os PAs receberam uma urna lacrada, que só poderia ser aberta no momento da revelação dos Selos. Dessa forma, o resultado foi anunciado de modo simultâneo: pela internet e dentro dos PAs, que abriram as urnas para saberem a classificação de cada um.


Pelo terceiro ano consecutivo, o Ponto de Atendimento de Quedas do Iguaçu, região oeste do Paraná, recebeu o Selo Ouro. O segredo do sucesso, segundo o representante da unidade, Dihego da Costa, é a dedicação e a constante vontade de inovar.


“Buscamos levar ao empresário muitas opções de treinamentos e capacitações, inovando nas temáticas e nos formatos adotados. Cumprimos muitas metas e encaramos o Selo como um reconhecimento por todo o nosso trabalho. O Ouro é consequência da nossa dedicação e nos motiva a continuar”, relata Dihego.


Outro destaque foi o Ponto de Atendimento de Nova Esperança, região noroeste do Estado. Por lá, a evolução foi constante: em 2017, conquistaram o Selo Bronze; em 2018, o Selo Prata e em 2019, o esperado Selo Ouro. Para a agente, Enaile Silva, a melhoria no atendimento reflete a atenção dedicada às demandas dos empreendedores de Nova Esperança e de localidades vizinhas. Só em 2019, sem contar as consultorias e outros atendimentos individuais, mais de uma atividade foi realizada por mês, chegando a 15 ações como palestras, cursos e oficinas.


“Entre os temas abordados para atender aos empreendedores, estão vendas por plataformas digitais e redes sociais e marketing digital. Redobramos os esforços para atrair e, por consequência, apoiar mais empreendedores. Também reforçamos a divulgação para mais pessoas conhecerem os nossos serviços. Por isso nosso comitê acredita que qualidade do atendimento tem evoluído”, comenta Enaile.


Daniela Tremea é a agente do PA de Dois Vizinhos e também executiva de processos da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV), em que o ponto está instalado. Ela credita as avaliações do Selo Ouro por três vezes seguidas à preocupação que o Ponto de Atendimento tem em atender às demandas dos empresários.


“Procuramos saber o que estão procurando, mapear as necessidades deles e indicar as soluções mais adequadas oferecidas pelo Sebrae. No momento, com a pandemia, as maiores dores estão nas áreas de marketing e finanças, que estão sendo atendidas com consultorias online. O trabalho está focado em entregar benefícios para os empresários, o selo é uma consequência”, relata Daniela.


Classificação

Na categoria Bronze, não houve classificação. Na categoria Prata, foram reconhecidos os PAs de São José dos Pinhais, Guaratuba, Campo Largo, Paranavaí, Maringá, Astorga, Marialva, Goioerê, Londrina – UNIFIL, Cambé, Ibiporã, Santa Helena, Guaíra, Cascavel – ACIC, Capanema e Pato Branco.


Na categoria Ouro, os PAs de Telêmaco Borba, Pitanga, Irati, Pinhais, Loanda, Nova Esperança, Cianorte, Andirá, Laranjeiras do Sul, Assis Chateubriand, Cascavel – AMIC, Quedas do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Palotina, Francisco Beltrão, Realeza, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste, Chopinzinho e São Mateus do Sul conquistaram a chancela.


Pontos de Atendimento

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/PR e funciona em parceria com associações comerciais, sindicatos, cooperativas de crédito e universidades. Os espaços conectam empreendedores (que pretendem abrir um negócio ou que já têm empresa consolidada) aos produtos e serviços do Sebrae/PR e seus parceiros. Os PAs levam orientações em áreas como acesso a mercados, melhoria em processos, inovação, tecnologia, aumento nas vendas, redução de custos e compras públicas.

4 visualizações0 comentário
bottom of page