top of page

Pacientes do CAPS AD de Foz do Iguaçu produzem camisetas em defesa do SUS


Técnicas de serigrafia auxiliam os pacientes no tratamento, estimulando aspectos cognitivos, coordenação motora, expressão e socialização


A campanha nacional em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e em reconhecimento aos profissionais que atuam no enfrentamento à Covid-19 ganhou mais um aliado: O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Foz do Iguaçu.


Desde o ano passado, os pacientes atendidos pela unidade estão produzindo camisetas com estampas em defesa do SUS. Cada peça é vendida a R$ 20 pela equipe técnica e garante a renda para a continuação das atividades, desenvolvidas dentro dos grupos terapêuticos.

“Começamos a utilizar a técnica da serigrafia ainda no ano passado dentro dos grupos terapêuticos. São atividades simples, mas que trabalham a expressão não verbal, estimulam aspectos cognitivos, de socialização e aquisição de novas habilidades por parte dos pacientes”, explicou a terapeuta ocupacional, Daiane de Oliveira.


Além de auxiliar no tratamento e na recuperação dos pacientes, as camisetas reforçam a importância da luta em defesa do SUS, presente na Constituição Federal e responsável por garantir o direito à saúde e à vida de todos.


“Quando usamos uma camiseta, usamos algo que tem a ver com a gente. Desta forma, eles foram buscando frases para escrever e, levando em consideração a pandemia, a gente acabou tendo a ideia de colocar nas camisetas a defesa ao SUS. É uma forma de ressaltar a importância do Sistema Único de Saúde, especialmente neste momento tão crítico em que vivemos”.


O trabalho, que começou pequeno e ganhou engajamento dos envolvidos, foi destaque também nas redes sociais do CAPS. “Colocamos algumas fotos no Facebook e o pessoal começou a encomendar. A repercussão foi muito boa”, afirmou Daiane.

Por conta das medidas restritivas determinadas em decretos, as atividades em grupos foram suspensas em março e serão retomadas na próxima semana, seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus. "A atividade favorece a autoestima e a autonomia dos pacientes. Poder gerir o resultado da sua produção é uma meta importante na direção da ressocialização. Estamos trabalhando para promover essa meta”, afirmou a diretora de saúde mental, Simone Rugani Topke.


Grupos terapêuticos


O CAPS AD é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, referência para o tratamento de pessoas que sofrem com a dependência de álcool e drogas. A unidade trabalha com atendimentos individualizados, grupos terapêuticos e oficinas. Entre as atividades desenvolvidas estão a serigrafia, o artesanato e a música. Os pacientes contam ainda com a terapia comunitária e familiar, grupos de co-dependência, de prevenção de recaída e grupos de mulheres.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47685

0 visualização0 comentário
bottom of page