top of page

Obras contra alagamentos no Jardim das Palmeiras entram na fase final



Os trabalhos de drenagem executados pela Prefeitura de Foz contemplam as ruas Pilar, Cianorte, Iacanga, Cantagalo, Guaratiguerá e Eldorado, e devem ser concluídos nas próximas semanas


As obras de drenagem no Jardim das Palmeiras, executadas pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, entraram na fase final. Os trabalhos, que têm como objetivo solucionar o problema histórico de alagamentos no bairro, envolvem a instalação de manilhas e galerias pluviais, e devem ser concluídos nas próximas semanas.


“Devido ao planejamento urbano equivocado em algumas regiões, Foz do Iguaçu possui sérios problemas de alagamentos e, desde 2017, estamos trabalhando de forma intensiva para solucionar estas situações, que trazem inúmeros prejuízos à população. Vale ressaltar que obras de drenagens são complexas e caras, mas que, gradativamente e com muito trabalho, daremos continuidade a estes serviços ”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.


Com investimento de R$ 634 mil, os trabalhos no Jardim das Palmeiras são feitos nas ruas Pilar, Cianorte, Iacanga, Cantagalo, Guaratiguetá e Eldorado. As obras contemplam a instalação completa de redes de galerias pluviais, como manilhas, bocas de lobos e caixas de ligação. Após a conclusão dos serviços de drenagem, a região deve receber também nova pavimentação asfáltica.


Pelo contrato, o prazo de conclusão dos serviços seria no dia 18 de maio. No entanto, pelo ritmo avançado da obra, a expectativa é que até o próximo mês esteja concluída.


“Esta região, localizada na bacia do Rio Poti, possui vários problemas de impermeabilização no solo. Um desses pontos era no Jardim das Palmeiras. As obras já estão na fase final e, em breve, planejamos novas intervenções”, disse o secretário de Obras, Cézar Furlan.


Bacia do Rio Poti


A bacia do Rio Poti possui mais de 3 km² e, originalmente, era composta por diversas nascentes e afluentes. Ao passar dos anos, a área foi ocupada por vias e residências com falta de planejamento urbano adequado, o que teve como consequência o surgimento de inúmeros pontos de alagamentos.


Para solucionar os problemas históricos de alagamentos na cidade, a Prefeitura de Foz do Iguaçu já executou obras de drenagem em locais como Jardim São Luiz, Jardim Central e Jardim Curitibano. Estão sendo planejadas outras intervenções, inclusive na bacia do Rio Poti, que engloba os jardins Lancaster, Canadá, Duarte e Parque Presidente 2.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47659

0 visualização0 comentário
bottom of page