top of page
Foto do escritorRedação Portal Fronteiras

Morte de Iris Rezende: políticos e autoridades fazem homenagens


Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia tentava se recuperar de um AVC e ficou três meses internado. Ele dedicou mais de 60 anos à vida pública, tendo ocupado vários cargos.


Após a morte de Iris Rezende (MDB), aos 87 anos, na madrugada desta terça-feira (9), famosos, políticos e autoridades prestaram suas homenagens por meio das redes sociais. Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia morreu em São Paulo (SP), após três meses tentando se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC). O corpo dele deve ser trazido à capital para velório e enterro.


A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, manifestou pesar pela morte de Iris. Por meio de nota, ela recordou a paixão com que o ex-prefeito de Goiânia governava.


"Tive o privilégio de conviver com Iris Rezende, com a sua paixão pela política, pelas pessoas e, em especial, pelo nosso Centro-Oeste. Nas conversas, projetos e ações, Iris sempre se mostrou um homem público à frente de seu tempo", disse.

O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Podemos) decretou luto oficial na capital pelos próximos sete dias. O gestor lembrou que Iris é responsável por muito do que os goianienses têm atualmente.


"A história de Iris Rezende se confunde à própria história de Goiânia, cidade que o acolheu e o alçou a alguns dos maiores cargos políticos do Brasil, com defesa incisiva ao desenvolvimento do Centro-Oeste, do Estado de Goiás e da capital goiana".


Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha também lamentou a partida do ex-governador de Goiás. O gestor reconheceu a trajetória de Iris na política e elogiou a atuação durante as seis décadas de vida pública.


"Foram 87 anos de vida dedicados aos goianos de todos os quatro cantos do Estado. Iris deixa a vida pública, amigos, familiares para descansar nos braços do Pai", escreveu.

Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino prestou sua homenagem a Iris. Ele destacou a humildade do ex-prefeito de Goiânia e a receptividade dele com todas as pessoas, indistintamente:


"Eu tinha um carinho especial por ele, muito respeito, admiração, e era sempre muito bom encontra-lo. Pessoa humilde, simples, que tinha compaixão e respeito pelo ser humano, atendia a todos sem distinção. Perdemos um grande líder, perdemos um grande ser humano".


Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.


O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).


Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.


Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.


Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.


Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page