top of page

Jingle cria identidade da coleta seletiva na região



Música está sendo tocada nas rádios locais e nos caminhões de coleta seletiva


A criação de um jingle que mostra os valores sociais e ambientais da destinação correta dos resíduos está dando uma identidade à coleta seletiva da região. Desde segunda-feira (22), a música está sendo veiculada nos caminhões de coleta e nas rádios locais, nos 55 municípios na área de abrangência da Itaipu. A iniciativa é uma estratégia das divisões de Educação Ambiental e de Ação Ambiental da Itaipu, por meio do convênio Linha Ecológica, entre a binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros. A ação faz parte da campanha educativa do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22, mas com atividades que vão até domingo (28).


Com o slogam “Quem consome e separa de forma consciente, cuida da água e cuida da gente. Minha atitude faz a diferença”, a ação visa fortalecer a identidade do trabalho de gestão de resíduos e também motivar a população a contribuir com a separação e o descarte correto. O jingle foi escrito por Fábio Maham e reforça o impacto positivo da coleta seletiva na renda do catador e no meio ambiente que “retorna seu favor”. Ouça a música, clicando aqui.


Além da criação do jingle, 48 municípios receberam um kit básico de som autofalante para instalação em caminhões da municipalidade ou associação de catadores de recicláveis e poder veicular a música enquanto realizam a recolha dos resíduos. São municípios em que os veículos ainda não possuem o equipamento.


Cada município criou sua agenda própria, com workshops e palestras on-line, recuperação de nascentes, plantio de árvores, entre outras atividades. A equipe técnica da Educação Ambiental da Itaipu também selecionou conteúdos e enviou para as secretarias municipais de Educação. São sugestões de atividades práticas e vídeos com a temática do “consumo consciente”, que podem ser utilizadas pelos professores na rede formal de ensino. A expectativa é de que mais de 100 ações aconteçam até o final de semana.


Para a gestora municipal de Educação Ambiental de Ramilândia, Scarlat Assunção, o jingle está sendo um divisor de águas na coleta seletiva do seu município. A música já foi transformada em “Tik Tok” e está fazendo o maior sucesso na sua cidade. “Neste momento que não podemos ter contato pessoal, foi uma estratégia genial porque todos agora ouvem a música e já sabem que se trata de coleta seletiva. Também vai nos permitir trabalhar com as crianças o texto da música”, avalia.


Em Brasilândia do Sul, a educadora ambiental Bárbara Bernardo destaca que a campanha educativa integrada deste ano trouxe todo o suporte para que nos municípios pudessem realizá-la satisfatoriamente. Ela menciona que para as cooperativas de catadores, receber o jingle e os equipamentos de som está fazendo toda a diferença. “Considerando que não temos mais o “corpo a corpo”, fazer uma música, que atinge a população de forma rápida e direta, trará resultados rápidos, pois todos ouvem e logo aprendem a canção. O jingle gruda na cabeça e faz a gente pensar a todo tempo na nossa responsabilidade em separar”, conclui.

16 visualizações0 comentário
bottom of page