Hospital Costa Cavalcanti participa de curso de inserção, manutenção e retirada de PICC



Visando capacitar seus profissionais para serem multiplicadores de métodos assistenciais atualizados, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) investe com frequência em treinamentos. Pensando nisso, no mês de março, foi realizado o Curso de Inserção, Manutenção e Retirada de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) com habilitação em neonatologia, pediatria e adulto. O curso teve o objetivo de capacitar os enfermeiros do centro hospitalar a inserir e manipular o dispositivo, de acordo com competências técnicas e legais.


O curso foi coordenado pela enfermeira Adrieli Drumond, especialista em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica titulada pela ABENTI, concluindo especialização em Estomaterapia, habilitada em PICC e contou com a parceria da equipe da Educação Continuada. Segundo ela, alguns pacientes que necessitam de uma terapia prolongada, maior que 6 dias, ou acabam ficando com fragilidades vasculares devido às múltiplas punções e medicações vesicantes e irritantes, são legíveis para receberam o cateter. “O PICC é um dispositivo vascular de inserção periférica com localização central, e são utilizados porque estão associados ao menor risco de complicações mecânicas e infecciosas ao paciente”, explicou Adrieli.


A atividade foi dividida em dois momentos. No período matutino ocorreu aula teórica e, no vespertino, as atividades práticas, com a utilização de todos os materiais necessários para a inserção do PICC e manequins para a simulação realística do procedimento. “Realizamos simulação de preparo e orientações ao paciente para o procedimento, técnica de inserção direta, remoção entre outras modalidades”, explicou a enfermeira responsável pelo treinamento.


Nos dias 09 e 13 de abril, novas turmas devem participar do treinamento. O curso será certificado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti, e 107 enfermeiros, considerados aptos após a avaliação final do curso, e que completaram 100% de frequência, receberão o diploma de capacitados para realizar a técnica.

0 visualização0 comentário