HMCC repassa cinco respiradores ao hospital municipal de Foz. Outros 12 foram doados nesta semana pe


HMCC repassa cinco respiradores ao hospital municipal de Foz. Outros 12 foram doados nesta semana pelo Ministério da Saúde

Desde o início da pandemia de covid-19, o hospital mantido pela usina repassou para o município dez desses equipamentos. Com o reforço do governo federal, são 22 no total.


A Fundação Itaiguapy, que administra o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), repassou cinco respiradores para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), de Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (9). Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Itaipu Binacional.

Eles se somam a outros cinco respiradores, além de 15 monitores, 15 camas hospitalares, insumos como máscaras, luvas e medicamentos doados pela usina de Itaipu ao município. Foz recebeu nesta semana ainda outros 12 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde. A soma total de respiradores doados pela usina e governo federal chega a 22.

“Esse esforço conjunto no combate à covid-19 na região Oeste do Paraná demonstra o carinho e a preocupação do governo federal e do diretor-geral de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, no enfrentamento da doença”, diz o coordenador do Grupo Estratégico da Covid-19 da Itaipu, coronel Aureo Ferreira.

Desde o início da pandemia, a usina adotou uma série de medidas e já investiu mais de R$ 23 milhões no enfrentamento ao novo coronavírus em diferentes frentes. Desse total, R$ 15 milhões foram investidos para a reestruturação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e também para ajudar Foz do Iguaçu e municípios vizinhos no combate à doença.


Respirador

Considerado essencial para garantir a sobrevivência de pacientes com quadros severos da covid-19, o equipamento auxilia os doentes com falta de ar a obter oxigênio para os pulmões e liberar o dióxido de carbono. Dos 12 enviados pelo Ministério da Saúde, dez estão sendo usados na UTI e dois na Unidade Móvel de Saúde. “As parcerias e doações garantem uma estrutura melhor dos serviços de saúde. Os maiores beneficiários são nossos pacientes”, agradeceu o diretor do HMPGL, Sérgio Fabriz.

Para o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa, esta doação reforça o trabalho da força-tarefa que o Costa Cavalcanti, Itaipu e município estabeleceram para vencer a pandemia. “Essas iniciativas demonstram que estamos unidos numa ampla rede de solidariedade e com único objetivo: o de salvar vidas.”


Estrutura adequada

Hoje, Foz do Iguaçu conta com uma estrutura para atendimento da doença muito superior a de outros municípios, proporcionalmente. A estrutura montada especialmente para a covid-19 no município é composta por 45 leitos de UTI, 30 deles no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e outros 15 no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, além de 62 leitos de enfermaria nos dois hospitais. O município também está construindo mais 22 leitos que poderão ser utilizados como semi-intensivo ou de UTI no HMPGL.

0 visualização

Foz do Iguaçu - Paraná

©2021 por Portal Fronteiras. Orgulhosamente criado e desenvolvido por Agência Ludkus.