top of page

“História da minha vida”: biografia busca resgatar memórias de pacientes em cuidados paliativos


Ação da equipe HOPE do Hospital Costa Cavalcanti permite que pacientes escrevam e deixem registrada a sua história.


Quantas histórias temos em vida? E o quanto elas ressignificam nosso caminhar? Mesmo jovem, Rosangela, paciente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), guardava muitas dessas memórias na cabeça. Em acompanhamento com a equipe de cuidados paliativos do centro hospitalar (Programa Hope), ela foi convidada a escrever o livro “História da Minha Vida”, que faz parte do projeto de humanização do setor.


O livro resgata conquistas, lutas, dificuldades e superações da paciente durante sua vida. Por meio dele, Rosangela conseguiu lembrar sobre os bons momentos que já viveu. “Eu assistia ao pôr do sol da janela do quarto, parecido com esse da capa, e aí fui escrevendo, relembrando… é relaxante poder se expressar pelas palavras”, contou a paciente.


A ideia do “História da Minha Vida” é dar ao paciente a oportunidade de perceber o quão especial ele é e quantas memórias e experiências viveu. O livro recorda relações afetivas que representam a vida de quem o escreve.


“Um paciente que está em fase final de vida, muitas vezes acaba não assimilando o quanto ele já viveu, ainda que seja jovem. Então o ‘História da Minha Vida’ busca instigar ele a identificar os momentos que foram importantes. O foco sai da doença, daquele ambiente hospitalar, é uma forma de terapia, a qual busca resgatar a essência da pessoa e humanizar o cuidado”, explicou o diretor técnico médico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini (CRM-PR 37.776).


No centro hospitalar o paciente dá início ao livro, escreve as principais histórias e deixa escrito quem ele gostaria que lesse. Em outra oportunidade, em casa ou ainda mesmo no hospital, ele preenche com fotos e compartilha as histórias.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page