top of page

Grande maioria dos usuários do transporte coletivo de Foz consideram sistema péssimo ou ruim


Resultados da pesquisa feita pela Prefeitura Municipal e Foztrans foi apresentado na Câmara Municipal nesta segunda-feira (20)


O que já era percebido pelo boca a boca em Foz do Iguaçu foi comprovado em números pela pesquisa da Prefeitura Municipal e Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu - Foztrans: 70% dos usuários do transporte coletivo da cidade estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o serviço.


Quase 1.500 pessoas - entre usuários, não usuários e motoristas - foram ouvidas em pesquisa quantitativa e qualitativa realizada pelo Instituto Opinião, de 18 a 25 de novembro deste ano. O resultado foi apresentado na tarde desta segunda-feira (20) na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Chico Brasileiro, secretários municipais e vereadores (as).


O prefeito Chico Brasileiro entregou os resultados da pesquisa aos vereadores que integram a Comissão de Transportes da Câmara. “Está em andamento um processo administrativo para avaliação do funcionamento do transporte coletivo no município e esta pesquisa é mais um instrumento que vai embasar as decisões necessárias”, afirmou o prefeito.


“O transporte coletivo é uma questão de toda sociedade, não apenas de quem usa, pois interfere em outras importantes áreas, como a saúde, a mobilidade urbana. Por isto, o poder público não pode se omitir e estamos tomando as medidas necessárias”, complementou Brasileiro.


Na avaliação do transporte coletivo como um todo, 34,4% responderam ser péssimo; 18,7% ruim; 30,3% regular; 12,8% bom; 3,3% ótimo; e 0,5% não sabem ou não opinaram. Além dos dados gerais, os resultados também mostram a segmentação por linhas de ônibus, gênero, faixa etária e ocupação dos entrevistados.


“Este detalhamento é importante para termos um raio-x da atual situação, de acordo com o perfil dos usuários e das linhas, que irá subsidiar a elaboração de um novo modelo que atenda as reais necessidades dos usuários e atraia também os não usuários”, destaca o diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos.


Os principais pontos negativos elencados pelos usuários são atraso/demora entre um ônibus e outro (17,2%); falta de ônibus (15,6%); superlotação (13,3%); horário das frotas (9,2%); poucas frotas (6,2%).


“Vemos que a pesquisa foi muito bem detalhada, mas iremos analisar com mais calma”, declarou a vereadora Anice Gazzaoui, presidente da Comissão do Transporte Coletivo. Ela ressaltou ainda que a população deve exercer seu papel e procurar caminhos, como o Procon, para reclamar seus direitos em relação ao serviço prestado.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Foz do Iguaçu (SITROFI), Dilto Vitorassi, considera que o grau de insatisfação da população em relação ao transporte é ainda maior do que o apontado na pesquisa. “O transporte coletivo não está à altura dos outros setores, principalmente do empresarial, que precisa de pontualidade”, comentou.


“Uma cidade que tinha uma frota de 158 ônibus e hoje opera com apenas 70 veículos, é óbvio que dá superlotação, é óbvio que dá a demora. Transporte coletivo da maneira como está, não dá”, pontuou Vitorassi.


Pandemia


67,2% dos usuários acreditam que o transporte coletivo em Foz do Iguaçu piorou no último ano. Em relação à frequência dos ônibus, 23,1% estão insatisfeitos e 42,1% muito insatisfeitos. Na maioria do tempo em que utilizam as linhas, 65,4% dizem que os veículos estão muito ocupados e 19,7% responderam que estão ocupados em excesso.


Por conta da pandemia e a redução da demanda, o consórcio retirou parte dos veículos da frota. Mesmo com a retomada econômica e a volta das atividades, a frota não foi completamente reposta.


Necessidades


Entre os itens que os usuários apontaram como importantes nos ônibus, estão: álcool em gel (62,3%), ônibus com mais assentos (61,3%), ônibus com ar condicionado (56,2%), câmeras de segurança (46,9%), wi-fi (26,2%), tomadas e conectores USB (20,5%) e espaço para transporte de bicicletas (12,8%).


Tarifa


A maioria dos usuários concorda que, com investimentos em melhorias na frota de ônibus e no sistema de transporte coletivo, o valor da tarifa aumente um pouco: 17,% concordam totalmente; 25,1% concordam parcialmente; 14,6% não concordam, nem discordam; 12,1% discordam parcialmente; e 30% discordam totalmente.


Não usuários


Entre as pessoas que não utilizam o sistema que responderam a pesquisa, 80% declarou que utiliza ou já utilizou o transporte coletivo em Foz. Sobre o motivo pelo qual não usam os ônibus, 34,8% adquiriu um carro, 16,6% não tem necessidade, 11% pela demora nos ônibus, e 5,5% comprou uma moto.


74,5% dos não usuários disseram que voltaria a usar o transporte coletivo. “Este é o motivo pelo qual devemos trabalhar para oferecer um transporte de qualidade, com condições adequadas e que atenda às reais necessidades da população, e também dos visitantes de Foz”, declara o secretário da Transparência e Governança, José Elias Castro Gomes.


Pesquisa on-line


Entre 20 de outubro e 10 de dezembro, também foi feita uma pesquisa on-line para avaliação do transporte. Foram coletadas 1.394 respostas. Os resultados foram ainda piores para o sistema: 71% respondeu estar muito insatisfeito com o transporte, e 24,3% insatisfeitos. Entre os principais pontos negativos apontados, estão poucos horários/pontualidade (24,8%), falta de ônibus (22%), superlotação (20,1%), falta de linhas (9%), preço/formas de pagamento (8,1%).


Confira os resultados da pesquisa na íntegra pelo link: https://bit.ly/resultadopesquisatransporte.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=49415

9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page