Foz tem o melhor saldo de geração de empregos do ano


Em ritmo de retomada econômica, os setores de serviço e comércio impulsionaram as contratações no município no mês de setembro


Foz do Iguaçu registrou o melhor saldo de geração de empregos de 2021 no mês de setembro. De acordo com o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, no mês foram criadas 719 novas vagas de trabalho no município.


O setor de serviços, que inclui hotelaria, restaurantes e atrativos turísticos, foi o que mais contratou no período com a criação de 502 novas oportunidades de emprego. O comércio também contribuiu com o saldo positivo criando 195 vagas. Na indústria foram contratados 30 profissionais.


O saldo de setembro é mais que o dobro do registrado em agosto, quando foram geradas 342 vagas. Este é o quinto mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos na cidade. No acumulado do ano, já foram criadas 2.377 novas oportunidades formais de trabalho. Foram 21.570 admissões e 19.193 desligamentos entre janeiro e setembro.


No estado do Paraná, Foz do Iguaçu teve o quarto melhor saldo de geração de empregos. Entre as cidades que mais geraram empregos estão Curitiba (2.911), Maringá (1.014), Londrina (886), Foz do Iguaçu (719), Cascavel (676) e São José dos Pinhais (562).


"Os números de setembro demonstram que Foz está realmente à toda na retomada econômica, e a perspectiva é que os próximos meses sejam ainda melhores. Sabemos de muitos investidores interessados em vir para a cidade, devido às condições oferecidas, além das grandes obras estruturantes em desenvolvimento, com apoio dos governos federal, via Itaipu Binacional, e estadual. E, também, às melhorias que estamos fazendo em todas as regiões da cidade", afirma o prefeito Chico Brasileiro.


Recorde de vagas


No mês de outubro, a Agência do Trabalhador registrou o recorde de oferta de vagas com mais de 300 oportunidades disponibilizadas em um único dia. “Este é um número que nunca foi alcançado na Agência do Trabalhador desde 2008. Então, a gente espera que no próximo mês os resultados continuem se superando”, informa o Diretor da Agência, Luciano Castilha.


A variedade das oportunidades ofertadas está aumentando, com oportunidades para diferentes áreas como auxiliar de jardinagem, consultor de vendas, engenheiro mecânico, gerente operacional, entre outras. “Também contamos com o início das contratações temporárias para as festividades de fim de ano e que muitas vezes se tornam empregos definitivos”, acrescenta Castilha.


Retomada econômica


Segundo Castilha, a geração de empregos é reflexo direto da recuperação econômica do município. “É resultado de uma seria de ações, como a vacinação, a divulgação do Destino Iguaçu e o empreendedorismo. Acredito que é apenas o começo de uma superação de todos os setores da economia do município”, avalia.


Mesmo antes do período de alta temporada, o turismo já sentiu impacto da retomada do setor durante os feriados prolongados de setembro e outubro. Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, a estimativa divulgada pela Secretaria Municipal de Turismo, Projeto Estratégicos e Inovação é de uma ocupação média de 74% das hospedagens, chegando a 100% em algumas categorias, como pousadas e hotéis de luxo.

1 visualização0 comentário