top of page

Foz do Iguaçu vai ganhar casa de apoio e reabilitação para mulheres


Instituição vai reabilitar e capacitar mulheres com dependências químicas para o convívio social e mercado de trabalho


A Casa de Apoio Recomeçar vai começar a funcionar na próxima segunda-feira, 27 de julho, em Foz do Iguaçu. Depois de anos trabalhando em alguns projetos que atendiam pessoas em situação de dependência, surgiu o desejo em uma das coordenadoras de abrir um local para atender mulheres que estão em situação de rua com dependência química, ou seja, encaminhá-las a um órgão público ou familiar, e proporcionar a elas um novo recomeço.


A instituição tem a capacidade para atender 20 pessoas e o público alvo será mulher em situação de dependência química com: crack, maconha, cocaína, alcoolismo, com idade de 18 a 60 anos. O objetivo é oferecer apoio, recuperação e reabilitação para mulheres em situação de dependência química. Reconstruir e fortalecer os vínculos familiares que em sua maioria encontram-se rompidos, promover sua auto-estima, capacita-lás para o mercado de trabalho e promover sua reinserção social.


Serão ofertados a essas mulheres atendimento social individual e familiar; atendimento psicológico individual e familiar; terapias em grupo, terapias ocupacionais; artesanatos; atividades de esporte e lazer. Será trabalhado a reinserção social e familiar. Ainda, serão aplicados cursos de capacitação profissional: panificação, confeitaria, cursos de estética, maquiagem profissional, designer de sobrancelhas, extensão de cílios, massagem modeladora, spa facial, cabeleireira e manicure.


No momento, o projeto está sendo custeado por alguns voluntários, por meio de doações, e ações beneficentes. A população poderá contribuir financeiramente a partir do dia 03 de agosto, na conta bancária que será divulgada nas redes sociais da instituição, ou diretamente na casa de apoio feminina, que está localizada na Rua Geraldo José de Almeida, n° 373, bairro Morumbi I. E para a população ter acesso aos atendimentos, basta entrar em contato via telefone ou agendar um horário para conhecer a casa.


O processo de atendimento das residentes e de permanência será de nove meses em modelo de residência, a partir do cumprimento desse período, as mulheres serão reinseridas as suas famílias e terão acompanhamento psicossocial domiciliar por quatro meses, que é fundamental na prevenção para não acontecer uma recaída.


A diretoria da instituição é composta por presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e conselho fiscal. As atividades serão desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga, coordenadora, profissional de educação física, professora de estética, professor de panificação e confeitaria.


Neste domingo, dia 26 de julho, às 9hs da manhã vai ter um café da manhã para uma pré-inauguração para todos que estão envolvidos neste projeto com a presença de algumas pessoas, e imprensa, respeitando as normas do decreto municipal.


Casa de Apoio Recomeçar

Rua Geraldo José de Almeida, n° 373 – Morumbi I

Telefones: (45) 99115- 2600 / (45) 99923-7973 (whatsapp)

0 visualização0 comentário
bottom of page