Foz completa quatro meses de vacinação contra a Covid com mais de 77 mil doses aplicadas


Idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades representam os principais grupos vacinados até agora


No dia 20 de janeiro, a Prefeitura de Foz do Iguaçu deu início à campanha de vacinação contra a covid-19. Neste período, a Secretaria de Saúde recebeu 88.601 doses dos imunizantes e aplicou 77.193 doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Coronavac nos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização. Na próxima segunda-feira (24) a cidade receberá, pela primeira vez, 9.360 doses da vacina Pfizer.


Até agora, 52.751 pessoas receberam a primeira dose, o que corresponde a 20,4% do total da população iguaçuense, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já completaram a imunização com a segunda dose 24.442 pessoas, o que corresponde a 9,4% da população.



De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 33 mil pessoas acima de 60 anos receberam a primeira dose. “O número de idosos vacinados está muito acima do censo do IBGE, que nos mostra cerca de 20 mil pessoas nessa faixa etária. Nosso objetivo é vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários e estamos conseguindo atingir essa meta”, declarou a coordenadora do programa de imunização, Adriana Izuka. “Aqueles idosos que por ventura ainda não tenham recebido a primeira dose, continuam sendo atendidos nas unidades de saúde ou na Vigilância”, reiterou.


Também já receberam a primeira dose 9.424 trabalhadores da saúde; 7.053 pessoas com comorbidades; 950 trabalhadores da educação; 858 gestantes e puérperas; 705 profissionais das forças de segurança; 201 pessoas com deficiência permanente grave; 117 pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (ILPI); 80 profissionais de ILPI; 36 profissionais e cuidadores de residências inclusivas; e 19 pessoas com deficiência institucionalizadas.


Dedicação


Desde o início da campanha, a Secretaria de Saúde tem adotado estratégias para agilizar a aplicação das vacinas. Além do agendamento on-line, que garante organização e evita a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, o município mantém a vacinação aos finais de semana e com drive-thru na sede da Vigilância em Saúde.


“São quatro meses de muito trabalho para os profissionais da saúde, que estão dando o seu melhor, trabalhando de segunda a sábado. Minha profunda gratidão e admiração aos profissionais que não tem medido esforços para imunizar a nossa população. Está sendo um desafio muito grande, mas juntos vamos conseguir vencer o vírus”, disse Rosa.


Estado


De acordo com o Governo do Estado, um a cada cinco moradores de quase dois terços do Paraná já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde, o Estado aplicou 2.176.065 primeiras doses até quarta-feira (19). O número corresponde a 20,83% do total da população paranaense, quantitativo estimado com base no censo demográfico de 2010 do IBGE.


Brasil


O Brasil já tem mais de 61 milhões de doses aplicadas das vacinas contra a Covid, somando a primeira e a segunda doses, segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa. A primeira dose já foi aplicada em 41.097.928 pessoas, o que corresponde a 19,41% da população do país. Já a segunda dose foi aplicada em 20.208.975 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, o que corresponde a 9,54% da população.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47952

0 visualização0 comentário