top of page

Ficar em casa ou enfrentar o vírus? O dilema dos governantes


Presidente do Brasil, prefeito e vice de Foz do Iguaçu no Paraná testam positivo para corona vírus

O presidente Jair Bolsonaro testou positivo para o Corona vírus neste dia 07 de julho. Depois de apresentar sintomas, a suspeita foi confirmada. Bolsonaro apresentou febre de 38 graus, mal-estar e dor no corpo. Segundo a assessoria, ele vai trabalhar nos próximos dias no Palácio da Alvorada, por videoconferência. Muito criticado por não aceitar o fechamento do comércio e o distanciamento social, o presidente é a favor do enfrentamento do vírus, sem medidas extremas que segundo ele, "desfavorece o emprego e a renda".

Há mais de 1500 km de distância, em Foz do Iguaçu, o prefeito e o vice-prefeito, Chico Brasileiro e Nilton Bobato, respectivamente, também testaram positivo para o Covid 19. As medidas na cidade foram duras. O prefeito de Foz decretou situação de emergência no dia 19 de março e fechou Shoppings Centers e o comércio em geral, um dia depois. No dia 13 de abril, Brasileiro permitiu a reabertura gradual das atividades comerciais em Foz e no dia 1º de julho seguiu a determinação do governador do estado Paraná, Ratinho Junior e decretou o fechamento pela segunda vez do comércio. A população segue dividida entre acompanhar as medidas a favor da saúde ou a favor da abertura do comércio, respeitando os cuidados sanitários.

Todo mundo será infectado

Mesmo com todas as medidas de segurança, distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, a diminuição da circulação e os decretos de fechamento do comércio, o prefeito e seu vice foram infectados. Antes de mais nada é importante respeitar os quadros clínicos dos governantes, tanto no âmbito municipal e federal. Porém é evidente, que o teste positivo do Chico Brasileiro e do Nilton Bobato mostram algumas evidências e perguntas:

1º - O vírus possivelmente irá infectar a todas as pessoas.

2º - Mesmo sabendo mais que ninguém das medidas, os dois foram negligentes e não se cuidaram?

3º - As medidas de fechamento do comércio irão de fato ajudar a parar a pandemia?

4º - Apenas os moradores destoam dos cuidados ou todos podem cometer equívocos e serem infectados?

5º - A paralização do comércio, a falta de pagamento dos impostos e o trancamento da mobilidade são as medidas mais adequadas para enfrentar um inimigo que fatalmente irá te atingir?

Em entrevista aos canais de televisão, também nesse dia 07 de julho, depois de saber o resultado do exame para o Covid19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou: “Esse vírus é quase como, eu já dizia no passado e era muito criticado, era como uma chuva, né, vai atingir você, né? Alguns, não. Alguns tem que tomar um maior cuidado com esse fenômeno por assim dizer. No meu entender, houve superdimensionamento, sabemos da fatalidade do vírus para aqueles que têm certa idade, como eu, acima de 65, bem como aqueles que têm comorbidades. Isso o vírus poderia ser decisivo e levar a óbito."

É extremamente difícil, concluir os caminhos corretos, contudo algo é muito claro: Ficar em casa ou enfrentar o vírus, não importa. Todo mundo será infectado.

363 visualizações0 comentário
bottom of page