top of page

Faltam dez dias para o maior evento de empreendedorismo do Paraná


Gratuita, Feira do Empreendedor terá palestras, encontros de negócios, lojas conceitos, capacitações e orientações para quem quer abrir um negócio ou melhorar a gestão de micro e pequenas empresas


Entre 14 e 17 de setembro, acontece a Feira do Empreendedor 2023, em Curitiba. O evento, realizado pelo Sebrae/PR, é gratuito e voltado para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre mercado, com orientações e consultorias de especialistas.


A Feira do Empreendedor é o maior evento de empreendedorismo de Paraná, com atividades de capacitações e orientações direcionadas para quem quer abrir um negócio ou melhorar a gestão de micro e pequenas empresas. O evento contará, ainda, com espaço destinado a auxiliar a jornada de quem empreende, além de oportunidades para prospectar novos negócios.


“Quem deseja empreender ou quem possui um pequeno negócio vai ter muito conteúdo, ideias, soluções e informações no evento, além da oportunidade de fazer parcerias, apresentar seus produtos e serviços, ampliar seu networking e, é claro, fazer negócios”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.


A Feira do Empreendedor acontece de quinta-feira (14) a domingo (17), das 14h às 22h, no Viasoft Experience, em Curitiba.


Atendimento

Serão oferecidas orientações e consultorias individuais sobre marketing, finanças, gestão de pessoas e negócios, processos, acesso a crédito, compras públicas, inovação, liderança, comportamento empreendedor, modelo de negócios e abertura do negócio. Além disso, haverá minipalestras, durante todo o evento, que abordarão essas temáticas de forma coletiva.


O atendimento será dividido em dois segmentos: um para quem empreende e quer melhorar pontos específicos do negócio; e outro para quem deseja empreender, mas tem dúvidas sobre formalização, modelo e viabilidade do negócio, por exemplo. Os interessados em ter acesso às consultorias poderão requisitar uma senha de atendimento no espaço.


Zico na palestra

Palestrantes com destaque nacional estão escalados. O ex-jogador Zico será o responsável pela palestra na noite de abertura, na quinta-feira (14 de setembro), às 19h, com o tema “Como formar um time vencedor”. A programação ainda terá a presença do especialista em vendas Thiago Concer para falar sobre “Vendas não ocorrem por acaso”, da empreendedora Carla Sarni, com a temática “Transformando não em sim”, e do ex-ambulante Rick, que irá apresentar o tema “Pega a visão”.


Loja conceitos

Para apresentar algumas das melhores práticas de mercado, a Feira do Empreendedor terá quatro lojas com conceitos interativos: cafeteria, moda, petshop e salão de beleza. As atividades nos ambientes serão realizadas por meio de visitas guiadas, com grupos de dez a 15 pessoas e duração de dez minutos, aproximadamente, onde será possível conhecer a lógica por trás do balcão, pela ótica de quem realiza as atividades diárias na empresa.


No caso da loja de moda, por exemplo, será trabalhado o omnichannel, estratégia que integra diferentes canais de comunicação e divulgação para oferecer melhor atendimento e experiência ao cliente. Além disso, um dos produtos será o provador virtual. Com a utilização de realidade aumentada, o equipamento simula como a peça fica no corpo da pessoa, o que torna visual o processo de prova de roupas, além de ter a possibilidade de englobar produtos que não estão no estoque e ainda despertar interesse do cliente.


Experiências e games

Três atrações estarão presentes no espaço. O “Mestre de Negócios”, jogo inspirado em “Guerra nas Estrelas”, é uma atividade inovadora que une realidade virtual e estratégia empresarial. O game oferecerá aos participantes uma experiência diferente, onde óculos de realidade virtual e controles estilo joysticks se transformam em ferramentas de aprendizado.


Outra novidade é o “Escape Empreendedor”, adaptação do conhecido jogo “Escape Room”, um desafio de fuga, enigmas e busca por soluções, focado no contexto empresarial. Serão duas salas. A primeira, com o tema “Bar”, é voltada para quem deseja abrir um negócio. A segunda sala, chamada “Brechó”, é direcionada para participantes que possuem uma empresa. Os ambientes vão auxiliar no desenvolvimento de capacidades nos participantes, como liderança, habilidade de lidar com pressão, pensamento rápido e tomada de decisões.


No “Canvas Express”, os participantes serão convidados a utilizar, durante o evento, de forma guiada, o “Sebrae Canvas”, ferramenta de planejamento estratégico desenvolvida pelo Sebrae com base no "Business Model Canvas”. Seu objetivo é auxiliar na elaboração e na estruturação de modelos de negócios de forma simplificada e visual.


Exposição e negócios

Cerca de 600 empresas tiveram interesse em apresentar seus produtos e serviços durante a Feira do Empreendedor. Destas, 48 de várias regiões do Paraná e Brasil foram selecionadas entre os segmentos de empresas ligadas a franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A intenção é apresentar reais oportunidades de negócios para quem deseja empreender, bem como abordar temas como capacidade de atendimento e práticas sustentáveis e inovadoras.


Márcio de Moraes, sócio da startup Up Car Hydrogen, de Cascavel, planeja exibir, pela primeira vez, durante a Feira, um equipamento para automóveis que utiliza células de hidrogênio para otimizar o consumo de combustível em até 40%.


“Ficamos felizes por termos sido selecionados para expor e otimistas em conseguir investimentos e recursos para expandir nossa startup”, diz Márcio.


Rodadas

Pequenos negócios do Paraná terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, estabelecer contatos e fechar negócios com compradores de Curitiba e da Região Metropolitana. As atividades vão movimentar os setores do agronegócio, indústria, turismo, varejo e Indicação Geográfica (IG) e a previsão é de que participem mais de 145 empresas

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page