Equipe da enfermagem recebe homenagem do Hospital Municipal


Entre os dias 12 e 20 de maio é celebrada a Semana da Enfermagem; programação envolve sorteios e um painel para os profissionais fazerem fotos


A equipe de enfermagem do Hospital Municipal Padre Germano Lauck está sendo homenageada em virtude da Semana da Enfermagem, celebrado entre os dias 12 de maio a 20 de maio. Mais do que nunca, esses profissionais têm exercido um papel fundamental para salvar vidas, no enfrentamento direto à pandemia da covid-19.


A Coordenação da Enfermagem e o Núcleo de Educação Permanente do hospital municipal fizeram uma programação que envolve sorteios e um painel para fotos, que já tem sido aproveitado pelos profissionais para atualização de suas redes sociais.


Devido à pandemia, as comemorações habituais não podem ser feitas para evitar aglomerações e a transmissão do coronavírus, mas a instituição fez questão de valorizar os profissionais, que dedicam-se diuturnamente em prol da vida.


“Com a parceria de vários segmentos da sociedade, conseguimos vários brindes, mimos e cursos que serão sorteados ao longo da semana de forma eletrônica”, afirmou a coordenadora de Enfermagem do Hospital Municipal, Mariana Fachine.


O painel para fotos, com asas e os dizeres “Eu amo enfermagem”, foi confeccionado especialmente aos colaboradores homenageados. O cenário está atualmente na recepção central do hospital e segue aos demais setores nos próximos dias.


O diretor-presidente da unidade hospitalar, Sergio Fabriz, ressaltou que “a equipe da enfermagem, incluindo técnicos e auxiliares, tem sido o diferencial durante todo este período, e tem exercido em todos os setores da instituição um papel determinante na assistência aos pacientes, pela capacidade de acolhimento e de cuidado permanente, qualificado e com segurança”.


“A todos vocês, profissionais da enfermagem, em nome da direção do hospital e de toda a comunidade, quero expressar toda gratidão pelo esforço contínuo e pela luta incansável a favor da vida”, expressou o diretor-presidente.


História


Os dias 12 a 20 de maio não foram escolhidos ao acaso para a Semana da Enfermagem. Em 12 de maio, celebração do Dia do Enfermeiro, é comemorado o nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra. Já no dia 20 de maio, data em que se homenageia o auxiliar e técnico de Enfermagem, é relembrado o falecimento da enfermeira brasileira Anna Nery, em 1880, também pioneira na sua área, sendo a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.


Em 1958, a assembleia geral da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) recomendou a criação, por ato oficial, da Semana de Enfermagem. O objetivo era fortalecer e valorizar a união de todos esses profissionais.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47871