top of page

Encerramento do Outubro Rosa na região Sul marca aproximação de pacientes com profissionais de saúde


Os eventos contaram com palestras de conscientização e permitiram também momentos de contato maior entre o público-alvo com as equipes das UBS


As ações da campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Sul em Foz do Iguaçu foram encerradas com novos ensinamentos e celebrações. No mês de conscientização sobre o câncer de mama, as equipes de saúde realizaram nesta segunda-feira, 25, uma palestra para abordar os principais pontos sobre a doença, como o conceito ampliado de saúde e o autocuidado para a detecção precoce.


A ação foi nas sedes das associações de moradores do Conjunto Bubas e do Profilurb. As mulheres ainda puderam aproveitar uma aula de zumba, praticar exercícios físicos e participar de uma confraternização com lanches e brindes.


Para a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, a campanha Outubro Rosa, feita em todas as regiões da cidade, tornou-se muito efetiva por conta dessa aproximação dos profissionais com a população que deve ser atendida.


“É um momento em que damos a garantia para elas de que estaremos aqui para sempre atender da forma mais humanizada e atenciosa que pudermos. Também é uma forma de conhecerem quais são os serviços que as UBS oferecem e como a rede municipal de saúde está preparada para atendê-las”, destacou Rosa.


O trabalho no Conjunto Bubas e no Profilurb foi conduzido pelos enfermeiros João Barp e Cínthya Strada, com apoio dos profissionais das UBS Ouro Verde, Padre Monti e Profilurb 1, além da participação dos agentes comunitários de saúde e da equipe multiprofissional do distrito.


"Nossa prioridade é sempre prestar o melhor atendimento para nossos pacientes, por isso essas ações de educação em saúde são tão importantes. As pessoas precisam de informação. É para isso que estamos aqui, para melhorar a qualidade de vida da comunidade, nem que seja um pouquinho com cada ação", explicou o enfermeiro João Barp.


Desde o início do mês, as equipes da região Sul promoveram outros eventos no Outubro Rosa para abranger todos os usuários da área. Foram cinco caminhadas com a comunidade para tratar de forma mais leve sobre os cuidados precoces com a doença, como a importância das atividades físicas.


A campanha também foi marcada pelo Dia D de atendimentos, além da ampliação da agenda dos exames preventivos, já realizados regularmente em cada unidade.


"Cada equipe trabalha de forma multiprofissional, fora do consultório, para além de tratar, também prevenir e promover saúde", ressaltou a fisioterapeuta Rafaelly Vieira.

0 visualização0 comentário
bottom of page