top of page

Empresários criam Núcleo da Avenida Brasil na ACIFI


Objetivo é promover ações coletivas para o desenvolvimento da principal via pública de Foz


Empresários da Avenida Brasil acabam de criar um núcleo setorial na ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu). O objetivo é unir um maior número de empreendedores das principais atividades econômicas para pensar, organizar e promover ações em prol do desenvolvimento e valorização da mais importante via comercial iguaçuense.

Já integram o grupo mais de 50 comerciantes, lojistas, atacadistas, varejistas, profissionais liberais, instituições financeiras, condomínios etc. Suas ações serão formatadas e realizadas com apoio e consultoria do Programa Empreender, projeto executado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O Núcleo da Avenida Brasil está aberto a novos integrantes. Sua origem, lembram os empresários, tem o seu embrião no último Natal, quando dezenas de empreendedores uniram forças para aquecer as vendas no fim do ano. O plano agora é valorizar a história da antiga Rua Botafogo, integrá-la ao turismo e transformá-la num shopping a céu aberto.

Apoio do Sebrae – Após sua criação, o Núcleo da Avenida Brasil deu mais um importante passo durante a reunião do Conselho Superior da ACIFI, nessa segunda-feira, 15. No encontro, o consultor do Sebrae Paraná Marcelo Padilha apresentou em primeira mão a proposta de cronograma para realização de ações.

“A ideia é construir coletivamente um projeto transformador visando beneficiar todos os empreendedores e envolvendo diversas instituições. Inicialmente alinharemos ideias e expectativas, para depois caminhar para construção de um plano de ação”, antecipou Padilha. A fase inicial definirá prioridades como infraestrutura, mobilidade, segurança, ações promocionais, entre outras escolhas.

Tudo dependerá das informações a serem levantadas nesta fase inicial, que inclui elaboração de projeto e pesquisa com empresários, instituições e consumidores sobre a expectativa na Avenida Brasil, bem como mapeamento empresarial detalhado (principais segmentos, produtos e serviços existentes ao longo de toda a via urbana).

A proposta prevê ainda: alinhamento de expectativas acerca do modelo a ser seguido; planejamento das ações para transformação da Avenida Brasil; planejamento de ações de curto prazo (ações coletivas e datas comemorativas); projeto arquitetônico; pactuação de responsabilidades; execução conforme responsabilidade e monitoramento.

Parceiros – Segundo o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, o projeto é um dos prioritários da entidade, dada a importância da Avenida Brasil para o desenvolvimento de Foz. Já o presidente o Conselho Superior, Walter Venson, assegurou que a participação de diferentes setores da sociedade certamente renderá excelentes resultados em médio e longo prazo.

Outro parceiro é o Centro Universitário UDC, que colocou em prol do projeto o seu corpo técnico nas áreas de pesquisa, planejamento, jurídica, engenharia, arquitetura, comunicação e contabilidade. Além da ACIFI, Sebrae e UDC, completam o rol de parceiros a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Câmara Municipal, Parque Tecnológico Itaipu, Visit Iguassu e Conselho Municipal de Turismo.

2 visualizações0 comentário
bottom of page